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Mensagens de Phishing no SAPO Mail

Recebi um e-mail sobre a segurança da minha conta SAPO Mail

Alertamos que neste momento existem novos ataques de “Phishing” através de mensagens enviadas e com referência aos serviços SAPO. Dos vários assuntos destacamos alguns dos mais recentes: "Comunicacao para @sapo.pt foi interrompida", Notificação 1NN7M3: a comunicação foi interrompida", "Alerta de segurança importante", assim como a tentativa de extorsão "Eu tenho más notícias para você", etc.

O que é Phishing?

Todas estas mensagens têm como único objectivo enganar o destinatário e\ou recolher os dados de login. Essas mensagens não são enviadas pelos nossos serviços e solicitamos que as ignore, não realizando qualquer procedimento solicitado e para que não comprometa os seus dados pessoais (exemplo: Password de acesso).

Partilhei os dados da minha conta. E agora?

No caso de ter preenchido algum formulário, associado a uma dessas mensagens, com o seu endereço e\ou password, sugerimos que a altere para uma diferente e por uma questão de segurança. Para alterar a password da sua caixa de correio basta aceder a SAPO ID, efetuar a autenticação na página através da opção “Entrar no SAPO ID”, depois de entrar escolha o separador "Gerir Logins" e carregue em "Alterar Password".

SAPO Login

login.png

 

O SAPO Login tem como principal objetivo agregar a autenticação dos vários serviços SAPO num único perfil de utilizador, permitindo assim gerir e utilizar todas as suas contas duma forma rápida, segura e cómoda.

Basta efetuar uma única autenticação em http://login.sapo.pt/ para que o acesso imediato ao seu Blog SAPO, área de Vídeos e Fotos, entre outros, fique à distância dum clique!

Para se autenticar no Login SAPO poderá usar um endereço de email SAPO.PT ou de outro domínio web. Pode também efectuar o registo usando um OpenID ou autenticar-se através de uma conta que já tenha nas redes sociais.

 


Caso necessite recuperar a sua password:

Para recuperar a sua password, basta clicar em  “Não consegue entrar na sua conta?”, na página de autenticação.

Ser-lhe-á pedido o endereço de email e dada a indicação dos passos seguintes.
Para poder recuperar a password terá que ter indicado previamente os dados de recuperação: email alternativo ou número de telefone, no site http://id.sapo.pt

Recuperação de password (dados): Email alternativo: é enviado um email para a conta indicada, para que siga um link através do qual poderá escrever uma nova password; Telemóvel: é enviado um sms com um código para digitar na respetiva página.

Notas: por motivos de segurança os links enviados, quer para o mail que para o telemóvel têm uma validade de 24 horas. Depois deste período, se ainda não efetuou a recuperação da password, é necessário solicitar novo link de recuperação. Se solicitar novamente o envio dos links após a primeira recepção, os links enviados terão 10 minutos de validade. Depois da recuperação conseguirá novamente autenticar.

O processo de recuperação de password requer obrigatoriamente um endereço de e-mail ou número de telefone alternativo nos quais possa receber os códigos de recuperação. O envio  dos códigos é efetuado mediante a confirmação dos contactos alternativos em https://id.sapo.pt/