Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ajuda SAPO

Suporte a Clientes Portal SAPO

Ajuda SAPO

Suporte a Clientes Portal SAPO

Mensagens de Phishing no SAPO Mail

Recebi um e-mail sobre a segurança da minha conta SAPO Mail

Alertamos que neste momento existem novos ataques de “Phishing” através de mensagens enviadas e com referência aos serviços SAPO. Dos vários assuntos destacamos alguns dos mais recentes: "Comunicacao para @sapo.pt foi interrompida", Notificação 1NN7M3: a comunicação foi interrompida", "Alerta de segurança importante", assim como a tentativa de extorsão "Eu tenho más notícias para você", etc.

O que é Phishing?

Todas estas mensagens têm como único objectivo enganar o destinatário e\ou recolher os dados de login. Essas mensagens não são enviadas pelos nossos serviços e solicitamos que as ignore, não realizando qualquer procedimento solicitado e para que não comprometa os seus dados pessoais (exemplo: Password de acesso).

Partilhei os dados da minha conta. E agora?

No caso de ter preenchido algum formulário, associado a uma dessas mensagens, com o seu endereço e\ou password, sugerimos que a altere para uma diferente e por uma questão de segurança. Para alterar a password da sua caixa de correio basta aceder a SAPO ID, efetuar a autenticação na página através da opção “Entrar no SAPO ID”, depois de entrar escolha o separador "Gerir Logins" e carregue em "Alterar Password".

Lista de Contactos

O que é a Lista de Contactos

A Lista de Contactos permite centralizar todos os seus contactos e organizá-los em grupos. Por exemplo, pode criar um grupo “Trabalho” para os seus contactos profissionais e um grupo “Amigos” para os seus contactos pessoais.

Além do nome e do endereço de email, cada contacto pode ter também os números de telefone, datas de nascimento e informação adicional.

Para aceder à lista de contactos clique no ícone “Aplicações” no canto superior direito do webmail do SAPO e selecione a opção “Contactos”.

 

Adicionar e Gerir Contactos

Existem várias formas de adicionar novos contactos à lista de contactos e mantê-la permanentemente atualizada.

Para adicionar contactos a partir de mensagens recebidas. Abra a mensagem, clique em cima do endereço que pretende adicionar e selecione a opção “Adicionar aos Contactos”.

Outra forma de adicionar um novo contacto é através da lista de Contactos. Selecione a opção “Novo Contacto” e introduza os dados referentes ao contacto que pretende adicionar. Clique no botão “Adicionar” para finalizar a operação.

 

Pesquisar contactos

Quando escreve uma mensagem, basta começar a escrever o nome ou endereço de email de um destinatário para que lhe seja mostrada uma lista de contactos contendo as letras que já escreveu. Clique no contacto para o qual quer enviar a mensagem para o adicionar de imediato, sem necessidade de acabar de escrever o nome ou endereço.

Para uma consulta na sua lista de contactos, pode usar a pesquisa para encontrar os contactos que procura de forma simples e rápida. Clique no botão “Procurar”, no topo da lista, para fazer uma pesquisa.

Pode pesquisar apenas por nome ou email (pesquisa básica) ou considerar outros parâmetros (pesquisa avançada).

- Pesquisa Básica:
Indique o grupo de contactos em que quer procurar e, no campo "Procurar", indique se pretende pesquisar por nome, email, alcunha ou todos. Escreva o termo a pesquisar e clique em “Procurar”.

- Pesquisa Avançada:
Se procura um contacto para o qual apenas gravou, por exemplo, um número de telefone ou o nome da Empresa, deverá usar a pesquisa avançada. Na pesquisa avançada são disponibilizadas opções de pesquisa para todos os campos de informação disponíveis.

 

Importar e Exportar Contactos

Se já tinha uma lista de contactos antes de aderir ao SAPO Mail, poderá de forma simples importar essa lista para os contactos do SAPO Mail.

1) Exportar os contactos do seu email antigo

A maioria dos programas e serviços de email permitem exportar a lista de contactos. Consulte a ajuda do seu serviço ou programa de email anterior e procure a opção para exportar a lista de contactos. Use essa funcionalidade para criar um ficheiro no seu computador com a lista de contactos.

2) Importar a lista de contactos para o SAPO Mail

No SAPO Mail, aceda à lista de contactos e clique no botão “Importar/Exportar”. Selecione o tipo de ficheiro gerado pelo seu serviço ou programa de email no ponto anterior e, de seguida, clique no campo “Selecione o ficheiro a importar:”. Encontre e selecione o ficheiro. Depois clique no botão “Próxima” para proceder à importação dos contactos. O SAPO Mail fará uma verificação do ficheiro, após a qual poderá selecionar os campos que quer importar. No final do processo todos os contactos estarão disponíveis na lista de contactos do SAPO Mail.

Exportar contactos do SAPO Mail:

O SAPO Mail também lhe permite exportar a sua lista de contactos nesta mesma página, caso pretenda usá-la noutro serviço ou programa de email.

 

Sincronizar Contactos

Pode aceder à sua lista de contactos do SAPO Mail em vários programas e dispositivos, mantendo uma única lista sincronizada automaticamente.

O SAPO Mail usa o CardDAV, um protocolo de sincronismo de contactos com diferentes dispositivos. O CardDAV permite-lhe sincronizar os seus contactos em diversas plataformas, como computador, smartphone e tablet, entre outros, podendo editar, adicionar ou remover contactos a partir do seu dispositivo.

Para sincronizar os seus contactos noutro programa ou dispositivo consulte a respetiva ajuda e procure a funcionalidade CardDAV. Use os seguintes parâmetros para configurar o CardDAV do SAPO Mail:

Servidor: dav.sapo.pt

Nome de utilizador: o seu endereço SAPO Mail (exemplo: fulano@sapo.pt)

Password: a mesma password que usa para fazer login no SAPO Mail.