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Ajuda SAPO

Suporte a Clientes Portal SAPO

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Suporte a Clientes Portal SAPO

ID

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O SAPO ID é o ponto central de gestão da sua conta no SAPO. No SAPO ID pode realizar várias tarefas importantes, tais como:

- Alterar a sua password;

- Adicionar e atualizar os seus dados de recuperação;

- Configurar opções de segurança avançadas, como a autenticação em dois passos;

- Adicionar ou remover formas de login, como outros endereços de email, telemóveis, contas Facebook, Microsoft, Google ou Apple.

 

INÍCIO

A página inicial apresenta-lhe um resumo dos seus dados e serviços SAPO que utilizou.

 

EDITAR PERFIL

Nesta página pode definir e alterar o seu avatar (foto ou imagem usada em alguns serviços SAPO para o identificar), bem como o seu nome, data de nascimento e género.

 

GERIR LOGINS

Pode usar 3 formas diferentes para fazer login na rede SAPO:

  1. um endereço de email;
  2. um número de telemóvel;
  3. a sua conta Facebook, Microsoft, Google ou Apple.

Para adicionar ou remover um login, aceda à área “Gerir logins”. Pode ter até um máximo de 10 logins diferentes para a sua conta.

Para adicionar um email ou telemóvel, adicione-o nesta página e será enviado um código de validação por email ou SMS, respetivamente. Coloque o código que recebeu no campo respetivo para confirmar o seu novo email ou telemóvel.

Para adicionar uma conta Facebook, Microsoft, Google ou Apple que já tenha, clique no botão respetivo no bloco “Serviços externos”. Será encaminhado para uma página de login desse serviço. Basta fazer o login normalmente na sua conta Facebook, Microsoft, Google ou Apple e autorizar o SAPO a usar essa autenticação. Note que o SAPO nunca tem acesso aos seus dados de autenticação (user e password) nestes serviços e apenas recebe o seu nome, contacto (email ou telemóvel) e avatar.

Também pode remover uma conta Facebook, Microsoft, Google ou Apple que tenha associado, usando o botão “Apagar” junto dessa conta.

Nota: Só pode adicionar logins que não estejam associados a outras contas SAPO.

 

DADOS DE RECUPERAÇÃO

Os dados de recuperação são contactos alternativos (um endereço de email ou um número de telemóvel) que poderá usar para recuperar o acesso à sua conta no caso de se esquecer da sua password.

Se criou a sua conta com um número de telemóvel ou um endereço de email (exceto SAPO Mail), esse contacto é adicionado automaticamente como contacto de recuperação. No entanto, estes contactos de recuperação são geridos de forma independente dos seus logins. Certifique-se que mantém estes contactos atualizados, para nunca perder o acesso à sua conta.

Para adicionar um email ou telemóvel de recuperação, adicione-o nesta página e será enviado um código de validação por email ou SMS, respetivamente. Coloque o código que recebeu no campo respetivo para confirmar o seu novo email ou telemóvel de recuperação.

Nota: Se faz login no SAPO usando a sua conta Facebook, Microsoft, Google ou Apple e esquecer a respetiva password, então deverá recorrer aos métodos de recuperação de acesso do serviço respetivo. O SAPO não tem acesso aos seus dados de autenticação (user e password) nestes serviços.

 

SEGURANÇA

Nesta página poderá alterar, remover ou definir a password da sua conta SAPO.

Definir ou alterar password:

As passwords devem ter pelo menos 8 caracteres e incluir um algarismo (0-9), uma letra maiúscula (A-Z) e uma letra minúscula (a-z).

IMPORTANTE:

- Nunca utilize a mesma password em sites diferentes. Se houver uma fuga de dados em outro site e a sua password for a mesma, os piratas informáticos poderão aceder à sua conta no SAPO ou em quaisquer outros sites em que a tenha reutilizado.

- Não use palavras simples ou fáceis de adivinhar (como por exemplo o seu nome, clube preferido ou data de nascimento), nem sequências de caracteres ou teclas (como por exemplo 123456789, abcdefghi ou 123qweasd).

 

Login sem password:

Porque as passwords podem ser difíceis de escolher e de lembrar, o SAPO permite-lhe autenticar-se sem usar passwords. Em vez disso, receberá um código único temporário no seu telemóvel ou no seu email.

O login sem password é opcional. Pode remover a sua password nesta página.

Nota: Nas contas SAPO Mail, para evitar que possa ficar sem acesso ao seu email, terá sempre de usar o login com password.

Nota: Caso esteja a utilizar a autenticação em dois passos (ver ponto seguinte), por segurança, terá de usar o login com password.

 

Autenticação em dois passos:

A autenticação em dois passos, também conhecida pelo nome inglês "Two Factor Authentication" e pela sigla 2FA, é uma opção de segurança que, tal como o nome indica, obriga à utilização de dois fatores de identificação: algo que o utilizador sabe (o seu nome de utilizador e password) em conjunto com algo que o utilizador possui. Este segundo fator pode ser um telefone com SMS, um telefone com uma aplicação de autenticação instalada ou, ainda, uma Yubikey (dispositivo em forma de chave USB que, uma vez ligado ao computador, indica um código de autenticação único).

Este segundo fator é especialmente seguro por se tratar de uma OTP (one time password). Ou seja, é um código de utilização única, que muda a cada nova utilização e, por isso, mesmo que seja intercetado, não pode ser reutilizado.

Pode usar Yubikeys, aplicações nativas para telemóvel (por exemplo, o Google Authenticator), ou simplesmente o seu telemóvel e mensagens SMS.

Nota: Para utilizar a autenticação em dois passos, por segurança, terá de ter também uma password definida.

Nota: Para utilizar a autenticação em dois passos é necessário ter um método de recuperação de password ativado.

 

IMPORTANTE: A autenticação em dois passos não funciona nos acessos IMAP e POP ao SAPO Mail porque estes protocolos não são compatíveis com um segundo fator de autenticação. Caso tenha uma conta SAPO Mail e queira utilizar a autenticação em dois passos, recomendamos que desative os acessos IMAP e POP da sua conta, fazendo login em https://mail.sapo.pt, acedendo a “Definições”, separador “Segurança”, e ativando a opção “Bloquear IMAP/POP”.

 

Adicionar Telemóvel com SMS:

Caso tenha indicado o seu telemóvel nos dados de recuperação, pode usar a receção de mensagens SMS como segundo fator de autenticação.

Ao fazer login, receberá uma SMS com um código único de autorização. Basta introduzir esse código na janela de verificação adicional e prosseguir.

 

Adicionar Google Authenticator ou TOTP:

TOTP significa "Time-based One Time Password". Existem várias apps capazes de gerar códigos por este método, sendo uma das mais conhecidas a Google Authenticator.

Defina um nome de perfil para o seu dispositivo de autenticação e a chave respetiva. Para sua comodidade, a janela de configuração apresenta-lhe um QR Code que pode ler com a aplicação de autenticação para uma configuração automática.

Nota: Como o nome indica, as TOTP têm uma validade temporal que, neste caso, é de apenas 30 segundos. Ao fazer login com este método, se exceder esse tempo, terá de introduzir um novo código dado pela sua aplicação.

IMPORTANTE: Mantenha uma cópia de segurança da sua instalação da aplicação TOTP e não a desinstale sem primeiro desativar este método no SAPO ID. Se perder acesso ao perfil configurado na aplicação, poderá perder o acesso à sua conta SAPO.

 

Adicionar Yubikey:

Uma Yubikey é um dispositivo USB, por vezes em forma de chave, com um botão.

Ao ativar a Yubikey no SAPO, é guardada a identidade pública do dispositivo. Ao fazer login, no campo do código de verificação adicional, basta premir levemente no botão da Yubikey para que seja enviada uma chave única e depois proceda com o login.

IMPORTANTE: Mantenha a sua Yubikey em segurança. Não descarte a sua Yubikey sem primeiro desativar este método no SAPO ID. Se perder a sua Yubikey, poderá perder o acesso à sua conta SAPO.

 

PERMISSÕES DE ACESSO (OAUTH)

Tal como pode usar a sua conta Facebook, Microsoft, Google ou Apple para fazer login na rede SAPO, também pode, inversamente, permitir que outros sites e serviços (como por exemplo a MEO Cloud) façam o seu login usando a sua conta SAPO. Esta funcionalidade usa o protocolo OAuth.

Tipicamente, os sites que suportam esta funcionalidade terão na sua página de login uma opção para fazer login com conta SAPO.

Depois de utilizar o login com conta SAPO em sites externos, as respetivas permissões podem ser geridas e eliminadas a qualquer altura através desta página.

 

GERIR OU APAGAR CONTA

Nesta página pode consultar os serviços SAPO em que está registado, descarregar ou apagar os seus dados ou apagar totalmente a sua conta.

Nota: Estes processos podem demorar alguns dias a concluir.

IMPORTANTE: Depois de apagada a sua conta, não será possível recuperar o acesso aos respetivos dados.

IMPORTANTE: Se apagar a sua conta SAPO Mail, não será possível criar uma nova conta com o mesmo endereço.

 

 

Contactos de Suporte:

Email: apoioportalsapo@suporte.sapo.pt

Outros contactos: https://ajuda.sapo.pt/contactos-8745

 

Condições de utilização SAPO ID