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Mensagens de Phishing no SAPO Mail

Recebi um e-mail sobre a segurança da minha conta SAPO Mail

Alertamos que neste momento existem novos ataques de “Phishing” através de mensagens enviadas e com referência aos serviços SAPO. Dos vários assuntos destacamos alguns dos mais recentes: "Comunicacao para @sapo.pt foi interrompida", Notificação 1NN7M3: a comunicação foi interrompida", "Alerta de segurança importante", assim como a tentativa de extorsão "Eu tenho más notícias para você", etc.

O que é Phishing?

Todas estas mensagens têm como único objectivo enganar o destinatário e\ou recolher os dados de login. Essas mensagens não são enviadas pelos nossos serviços e solicitamos que as ignore, não realizando qualquer procedimento solicitado e para que não comprometa os seus dados pessoais (exemplo: Password de acesso).

Partilhei os dados da minha conta. E agora?

No caso de ter preenchido algum formulário, associado a uma dessas mensagens, com o seu endereço e\ou password, sugerimos que a altere para uma diferente e por uma questão de segurança. Para alterar a password da sua caixa de correio basta aceder a SAPO ID, efetuar a autenticação na página através da opção “Entrar no SAPO ID”, depois de entrar escolha o separador "Gerir Logins" e carregue em "Alterar Password".

Gestão de Mensagens e Pastas

Pré-visualizar mensagens

Pode pré-visualizar as mensagens existentes na Caixa de Entrada, ou em outras pastas, sem ter de as abrir. Para tal, selecione uma mensagem de modo a ver na área abaixo o conteúdo da mesma.

Por omissão, o SAPO Mail apresenta o painel de pré-visualização na área abaixo da lista de mensagens. Se pretender, pode desativar a pré-visualização ou movê-la para a direita da lista de mensagens clicando no ícone “roda dentada” e selecionando a opção pretendida na linha “Mudar de Vista”.

 

Ver imagens contidas nas mensagens

Como medida de segurança, por omissão, quando abre uma mensagem, o Webmail do SAPO não mostra imagens nem elementos em javascript. Como tal, algumas imagens incluídas no corpo da mensagem podem não ser exibidas, de modo a protegê-lo de remetentes desconhecidos e SPAM, que utilizam imagens e links para verificar se o seu endereço de e-mail é verdadeiro. Nestes casos é apresentado um aviso no topo da mensagem.

Se sabe que a mensagem é proveniente de um remetente seguro, pode visualizar as imagens contidas nas mensagens recebidas clicando sobre o link “Mostrar imagens?” mostrado no topo da mensagem.

Também pode desativar esta medida de proteção, de forma a que as imagens sejam sempre mostradas quando abre uma mensagem. Para isso deverá clicar no ícone “roda dentada”, aceder a “Definições” e na lista “Mail” clicar no link “Visualizar Mensagens”. Clique na primeira opção - “Não mostrar imagens em mensagens HTML exceto quando solicitadas” - para a desativar. Repita este processo se quiser voltar a ativar esta proteção.

 

Consultar Anexos

Todas as mensagens que contenham anexos são assinaladas com o símbolo de um clip. Para visualizar os anexos nas mensagens recebidas, selecione a mensagem que contém o anexo e, na área de pré-visualização, expanda o cabeçalho da mensagem clicando na seta no início (na área onde é identificado o assunto e o endereço do remetente da mensagem). Poderá ver os detalhes da mensagem, incluindo a lista de anexos e tamanho de cada um.

Clique no nome do ficheiro anexo para o abrir ou no ícone com a seta para baixo para descarregar o anexo para o seu dispositivo. Se tiver associado uma conta MEO Cloud poderá ainda clicar no ícone da nuvem para enviar o anexo para a sua MEO Cloud.

No caso de mensagens com vários ficheiros em anexo tem ainda a opção de descarregar um único ficheiro Zip com todos os anexos. Para o fazer bastará clicar no link “Descarregar”, no canto superior direito da lista de anexos.

Por comodidade, a lista de anexos é repetida no final da mensagem.

 

Ordenar mensagens

É possível ordenar as mensagens por diferentes parâmetros de acordo com as suas preferências ou necessidades. Por omissão as mensagens são listadas pela sua data.

Para alterar a ordenação das mensagens, basta clicar na opção “Ordenar por:”, no canto superior direito (junto ao campo de "Pesquisa"), e selecionar a opção pretendida.

 

Imprimir uma mensagem

Para imprimir uma mensagem basta abri-la e clicar sobre o ícone da impressora que aparece na parte superior direita do cabeçalho da mensagem. Aparece seguidamente uma janela que lhe permite escolher as opções de impressão. Clique em “Ok” para finalizar e imprimir a mensagem.

Nota: Por segurança o Webmail do SAPO não mostra imagens que venham incluídas no corpo da mensagem. Caso a mensagem inclua imagens e pretenda que as mesmas surjam na impressão, deve clicar sobre “Mostrar imagens?” antes de imprimir.

 

Mover mensagens entre pastas

Para selecionar várias mensagens use as caixas de seleção que se encontram em cada linha da lista de mensagens. Para mover as mensagens selecionadas para uma pasta, basta arrastá-las em bloco para cima da pasta desejada. Opcionalmente, pode clicar no botão “Mover para” que aparece acima da lista de mensagens e escolher a pasta de destino.

 

Apagar mensagens

Para apagar uma ou várias mensagens, selecione-as usando as caixas de seleção na lista de mensagens. De seguida, clique no botão “Apagar” ou no ícone do caixote do lixo. As mensagens selecionadas são eliminadas da pasta atual e movidas para a pasta "Lixo".

Outra forma de eliminar uma mensagem consiste em clicar nela com o botão do lado direito do rato e selecionar a opção “Apagar”. Se selecionar várias mensagens e depois clicar numa delas com o botão direito do rato e selecionar a opção “Apagar”, todas as mensagens selecionadas serão apagadas.

As mensagens apagadas são movidas para a pasta “Lixo”. Caso deseje eliminar definitivamente uma mensagem, aceda à pasta “Lixo” e apague-a desta pasta. Pode apagar todas as mensagens da pasta “Lixo” clicando com o botão do lado direito do rato sobre a pasta e selecionando a opção “Esvaziar”.

As mensagens que estejam na pasta “Lixo” há mais de 7 dias são apagadas automaticamente.

 

Pesquisar mensagens

Insira a palavra que pretende pesquisar no campo de pesquisa, no canto superior direito da página. Clique na seta para baixo presente neste campo para definir se quer pesquisar apenas num campo de informação ou em todos.

Na lista de resultados de pesquisa, tem um menu no canto superior direito que lhe permite limpar os resultados da pesquisa ou editar os critérios da pesquisa atual abrindo a página de pesquisa avançada.

Na pesquisa avançada poderá selecionar em que pastas pretende pesquisar e quais os vários componentes a serem considerados, como por exemplo: “De” (remetente), “Para” (destinatário) ou “Assunto”.

 

Quando a pesquisa não devolve os resultados esperados

Procurou pelas mensagens com os termos adequados?

Os resultados da pesquisa não incluem correspondências com sequências parciais ou correspondências "parecidas" com o termo pesquisado, tais como palavras no plural ou com erros ortográficos. Por exemplo, se pesquisar a palavra “feriados”, o SAPO Mail indicará as mensagens que contenham ocorrências da palavra “feriados” mas não mostrará mensagens que incluam “feriado” (singular) ou “feraidos” (erro ortográfico).

Procurou pelas mensagens que não encontra na pasta de Spam e na pasta Lixo?

Poderá ter apagado ou reportado como Spam algumas mensagens. Experimente pesquisar pela sua mensagem nas pastas “Lixo” e “Spam”.

Eliminou alguma mensagem em falta?

Se eliminou mensagens da pasta “Lixo” ou “Spam”, estas mensagens foram eliminadas permanentemente, não sendo possível a sua recuperação.

 

Criar novas pastas

Para criar uma nova pasta, clique no ícone “+” junto do item “Pastas”, na lista da coluna lateral esquerda.

Escreva o nome que pretende atribuir à nova pasta e clique sobre “OK”. Verá uma mensagem de confirmação da criação da nova pasta, e poderá vê-la de imediato na lista de pastas da coluna lateral esquerda, ordenada alfabeticamente.

Pode criar as pastas que quiser, de modo a melhor organizar o seu email por temas ou assuntos específicos, movendo mensagens entre pastas de acordo com as suas preferências ou necessidades.

 

Criar sub-pastas

Para uma melhor gestão da caixa de correio, pode criar vários níveis de pastas, seja a partir de uma pasta principal ou de uma sub-pasta anteriormente criada.

Para criar uma sub-pasta, clique com o botão direito do rato na pasta dentro da qual deseja criar a sub-pasta e selecione a opção “Criar sub-pasta”. Insira o nome que deseja atribuir à nova pasta e clique em “OK”. Verá uma mensagem de confirmação da criação da nova sub-pasta, e poderá vê-la de imediato na lista de pastas da coluna lateral esquerda, abaixo da pasta onde foi criada e ordenada alfabeticamente.

Pode expandir ou colapsar os vários níveis de sub-pastas clicando sobre o ícone "+" ou “-“ de cada pasta que contenha sub-pastas.

 

Renomear pastas

Clique na pasta que deseja renomear com o botão do lado direito do rato e escolha a opção “Renomear”. Insira o novo nome que pretende atribuir à pasta e clique em “OK”. Verá uma mensagem de confirmação da alteração de nome da pasta.

 

Apagar pastas

Selecione a pasta que pretende remover, clique sobre ela com o botão do lado direito do rato e selecione a opção "Apagar".

Certifique-se de que não pretende manter nenhuma mensagem que esteja dentro da pasta a remover, pois ao apagar a pasta irá também apagará todo o seu conteúdo. Tenha em conta que esta operação é definitiva e irreversível.