Gestão de Conta
Alterar Password
A password deve ter no mínimo 6 caracteres e deve usar uma password difícil de adivinhar. Recomendamos o uso de letras, números e caracteres de pontuação.
Para alterar a sua password, siga as instruções referentes ao seu tipo de conta (gratuita ou associada a um pacote de Internet):
Conta gratuita
Em contas gratuitas (que não estão associadas a acessos Internet MEO ou Telepac) os utilizadores dispõem de duas formas de alterar a palavra-passe de acesso ao seu email SAPO.
- No SAPO Mail:
1) Faça login no SAPO Mail;
2) Aceda ao menu com o ícone da roda dentada, no canto superior direito;
3) Clique em "Definições";
4) Na lista "A Minha Conta", clique em "Alterar Password";
5) Após ser encaminhado para a página do SAPO ID, clique no botão "Alterar Password";
6) Escreva sua password atual e defina uma nova, confirmando-a de seguida;
7) Finalize a operação, clicando em "Guardar";
8) A password será alterada e pode voltar ao SAPO Mail.
- No SAPO ID:
1) Entre no SAPO ID (https://id.sapo.pt) com o seu email e password atual;
2) No menu lateral clique em “Alterar Password”;
3) Na caixa “Email de login”, clique no botão "Alterar Password";
4) Escreva sua password atual e defina uma nova, confirmando-a de seguida;
5) Finalize a operação, clicando em "Guardar";
6) A password será alterada e poderá aceder ao SAPO Mail com a nova password.
Conta associada a um pacote de Internet (MEO e Telepac)
Se é cliente MEO pode alterar a password na sua Área de Cliente:
1) Aceda à sua Área de Cliente: https://cliente.meo.pt/pag/Homepage;
2) Selecione o seu serviço de Internet no menu da esquerda;
3) Na página de Resumo, procure a secção Email e clique em Gerir emails;
4) Selecione o email cuja password quer alterar;
5) Defina uma nova password e clique em “Alterar password”.
NOTA: Esta alteração pode demorar até uma hora a ficar ativa. Depois deste período conseguirá entrar novamente na sua conta de email em mail.sapo.pt.
Recuperar Password
Conta free
Para recuperar a password do Email SAPO tem de ter dados de recuperação (e-mail alternativo ou número de telefone), validados. Caso contrário, não poderá recuperar a password por nenhuma outra via.
1) Aceda a http://mail.sapo.pt , clique em “Entrar” e na página de login siga o link ‘Não consegue entrar na sua conta’.
2) Ser-lhe-á pedido o endereço e-mail e dada a indicação para os passos seguintes.
Conta associada a um pacote de internet (MEO e Telepac)
1) Aceda à sua Área de Cliente;
2) Selecione o seu serviço de internet no menu da esquerda
3) Na página de Resumo, procure a secção Email e clique em Gerir emails
4) Selecione o email cuja password quer recuperar
5) Defina uma nova password e clique em Alterar password
Se não conseguir entrar com os seus dados de LOGIN na Área de Cliente, consulte os nossos conteúdos de ajuda ou contacte-nos através do 16 200 (consulte o tarifário das linhas de apoio).
A Minha Conta
NOTA: Esta operação apenas está disponível para contas gratuitas (não associadas a acessos Internet MEO ou Telepac).
Dispõe de duas formas de visualizar e alterar os dados pessoais associados ao seu email SAPO.
- No SAPO Mail:
1) Faça login no SAPO Mail;
2) Aceda ao menu com o ícone da roda dentada, no canto superior direito;
3) Clique em "Definições";
4) Na lista "A Minha Conta", clique em "O meu perfil";
5) Após ser encaminhado para a página do SAPO ID pode visualizar os seus dados pessoais e, caso pretenda, alterá-los;
6) Finalize todas as operações, clicando em "Guardar".
- No SAPO ID:
1) Entre no SAPO ID (https://id.sapo.pt) com o seu email e password atual;
2) No menu do topo da página clique em “Editar perfil”;
3) Na nova página poderá ver e/ou alterar os seus dados associados ao seu email SAPO;
4) Caso altere algum campo de informação, finalize a operação clicando em "Guardar".
Dificuldades na Autenticação
A plataforma de Mail do SAPO rege-se pelas mais altas medidas de segurança para proteger as contas de email e os dados pessoais dos seus utilizadores. Para a segurança de todos o login só é permitido quando os dados estão completamente corretos e existe um comportamento normal na utilização. Caso sejam detetados padrões de utilização suspeitos numa conta de email, como por exemplo muitos acessos a partir de diferentes localizações, o acesso à conta poderá ser suspenso temporariamente. Os erros que podem aparecer e as respetivas medidas que deve tomar são:
ERRO 1: “O login falhou, aparentemente o email ou password foi introduzido incorretamente.”
Este erro aparece normalmente quando um dos dados colocados no formulário de login não se encontra correto. Deve verificar:
- Se escreveu o seu endereço de email corretamente, se não tem espaços, caracteres acentuados ou caracteres inválidos;
- Se a password é a que definiu e se a escreveu corretamente, se não tem espaços ou caracteres inválidos. Esqueceu-se da password de acesso? Então deve seguir o processo de recuperação de password.
ERRO 2: “Email inválido”
Verifique se escreveu o seu endereço de email corretamente, se não tem espaços, caracteres acentuados ou caracteres inválidos.
ERRO 3: “O login falhou. Aparentemente o seu e-mail encontra-se suspenso por estar comprometido, veja o que fazer nesta situação”
O que significa: Foi detetado um comportamento anómalo na utilização da conta de email. Isto pode dever-se a: - Invasão da conta por alguém ou por vírus ou mecanismos automáticos que geram envios massivos de emails através de IPs (localizações) diferentes da sua localização habitual; - Receção ou eliminação de grandes quantidades de emails via POP3 ou IMAP; - Receção de grandes quantidades de emails devolvidos (bounces), o que acontece tipicamente quando há envios massivos para endereços não existentes.
O que fazer: Para que a possa voltar a utilizar o seu email e evitar que situações semelhantes voltem a acontecer deverá tomar as medidas descritas nos seguintes passos: A nível da sua conta: - Altere de imediato a sua password de acesso ao email no SAPO ID (para contas gratuitas) ou na área de cliente MEO (contas associadas a serviços de Internet) e garanta que é uma password difícil de adivinhar, seguindo as recomendações para incluir letras, números e caracteres de pontuação.
- Para contas gratuitas, garanta que tem os dados de recuperação da password preenchidos para, no caso de no futuro se esquecer da password, a poder recuperar.
A nível do seu computador:
- Verifique se tem um programa de antivírus instalado e atualizado. Corra-o para verificar se é detetado algum programa suspeito e poder removê-lo;
- Garanta que tem as atualizações de segurança todas feitas, quer do sistema operativo quer de aplicações como Adobe Flash, Adobe Reader ou Java. Estas aplicações têm problemas de segurança que apenas podem ser corrigidas instalando as suas atualizações.
A nível do browser:
- Verifique se o seu browser (o programa que usa para navegar na Internet) está atualizado com a última versão.
Após tomadas estas medidas:
- Teste o acesso à sua caixa de correio através do Webmail do SAPO, em https://mail.sapo.pt.
Caso o erro persista, por favor contacte o apoio ao cliente através do número 16200, indicando o endereço da conta de email SAPO afetada e referindo que já alterou a sua password e tomou todas as medidas de segurança, para pedido de reativação.
Siga sempre todas as recomendações acima descritas para evitar que que a sua conta seja suspensa. Garanta que:
Escolhe uma password difícil de adivinhar;
Nunca divulga a sua password de acesso ao email;
Se utiliza computadores públicos garanta que o browser não guarda automaticamente as passwords dos sites;
Saia sempre da conta usando o botão “SAIR” e não apenas fechando a janela ou a tab do browser;
Limpe regularmente as cookies e a cache do browser.
ERRO 4: “O login falhou. Aparentemente o seu e-mail encontra-se suspenso, veja o que fazer nesta situação”
O que significa: Podem ser vários os motivos para uma conta estar suspensa, tais como infração de alguma das normas definidas nos termos de utilização ou, no caso de contas associadas a acessos de Internet (MEO ou Telepac), por falta de pagamento.
O que fazer: Contacte o Apoio ao Cliente através do número 16200. - Em caso de infração de alguma das regras dos termos de utilização, como envio de spam, vírus ou receção de elevada quantidade de emails devolvidos (bounces) deverá fazer um pedido de análise junto do Apoio ao Cliente. Após análise da situação ser-lhe-á indicado o motivo para a suspensão e as medidas para evitar que volte a acontecer.