Escolha uma password complexa e difícil de adivinhar. Use sempre uma password diferente da que usa em outros sites ou serviços; desta forma se alguém descobrir a sua password noutro site não fica com acesso a todos os seus serviços e à sua conta de mail.
Para alterar a sua password:
1) Faça login no SAPO Mail; 2) Abra o menu e selecione “Definições”; 3) No bloco “A MINHA CONTA”, selecione “Alterar password” 4) Após ser encaminhado para a página do SAPO ID, preencha os campos do bloco “Alterar password”. 5) Escreva sua password atual e defina uma nova, confirmando-a de seguida; 6) Finalize a operação, clicando em "Guardar"; 7) A password será alterada e pode voltar ao SAPO Mail.
Opcionalmente, pode aceder diretamente a https://id.sapo.pt para alterar a sua password:
1) Entre no SAPO ID (https://id.sapo.pt) com o seu email e password atual;
2) No menu, selecione a opção “Segurança”; 3) No bloco "Alterar Password", escreva sua password atual e defina uma nova, confirmando-a de seguida; 3) Finalize a operação, clicando em "Guardar"; 4) A password será alterada e poderá aceder ao SAPO Mail com a nova password.
Nota: Por segurança, ao alterar a password, serão encerradas todas as sessões ativas da sua conta. Terá de se autenticar novamente nos vários navegadores e dispositivos onde tinha feito login.
IMPORTANTE: Se tem a sua conta SAPO Mail configurada num programa de email, como por exemplo Outlook ou Thunderbird, terá de atualizar a password nas configurações desses programas.
Recuperar Password
Para recuperar a password do email SAPO tem de ter dados de recuperação (e-mail alternativo ou número de telefone), validados. Caso contrário, não poderá recuperar a password por nenhuma outra via.
2) Na página de login, coloque o seu endereço de email;
3) No ecrã seguinte, clique em “Esqueci-me da password”;
4) Irá receber um email ou SMS com um código para colocar no ecrã seguinte;
5) Depois de colocar o código, poderá definir uma nova password.
Nota: Por motivos de segurança os códigos enviados, quer para o mail quer para o telemóvel, têm uma validade de apenas alguns minutos. Depois deste período, se ainda não efetuou a recuperação da password, é necessário solicitar novo código de recuperação.
Depois da recuperação conseguirá novamente autenticar-se usando a sua nova password.
Dificuldades na Autenticação
A plataforma de Mail do SAPO rege-se pelas mais altas medidas de segurança para proteger as contas de email e os dados pessoais dos seus utilizadores. Para a segurança de todos o login só é permitido quando os dados estão completamente corretos e existe um comportamento normal na utilização. Caso sejam detetados padrões de utilização suspeitos numa conta de email, como por exemplo muitos acessos a partir de diferentes localizações, o acesso à conta poderá ser suspenso temporariamente. Os erros que podem aparecer e as respetivas medidas que deve tomar são:
ERRO 1: “Conta suspensa - A sua conta de email foi suspensa por ter tido um padrão de acessos suspeito.”
O que significa: O SAPO Mail suspende automaticamente contas que exibem um comportamento incomum. Por exemplo, quando existem acessos quase em simultâneo a partir de países diferentes, isso indica que a conta pode ter sido comprometida e estar a ser usada por terceiros. Nestas situações, para proteger a privacidade e os dados dos utilizadores, o SAPO limita os acessos à conta.
O que fazer: Para desbloquear a sua conta, aceda a https://id.sapo.pt, faça login normalmente e altere a sua password para outra diferente. Se a conta não for reativada, por favor, ligue para o 16200 (informação de custo da chamada em https://www.meo.pt/linhas-apoio) para podermos ajudá-lo.
ERRO 2: “Conta suspensa - A sua conta de email foi suspensa por não cumprir os termos de utilização do serviço SAPO Mail.”
O que significa: Podem ser vários os motivos para uma conta estar suspensa, tais como infração de alguma das normas definidas nos termos de utilização ou padrões suspeitos no envio de mensagens.
O que fazer: Contacte o Apoio ao Cliente através do número 16200 (informação de custo da chamada em https://www.meo.pt/linhas-apoio). Após análise da situação ser-lhe-á indicado o motivo para a suspensão e as medidas para evitar que volte a acontecer.