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Mensagens de Phishing no SAPO Mail

Recebi um e-mail sobre a segurança da minha conta SAPO Mail

Alertamos que neste momento existem novos ataques de “Phishing” através de mensagens enviadas e com referência aos serviços SAPO. Dos vários assuntos destacamos alguns dos mais recentes: "Comunicacao para @sapo.pt foi interrompida", Notificação 1NN7M3: a comunicação foi interrompida", "Alerta de segurança importante", assim como a tentativa de extorsão "Eu tenho más notícias para você", etc.

O que é Phishing?

Todas estas mensagens têm como único objectivo enganar o destinatário e\ou recolher os dados de login. Essas mensagens não são enviadas pelos nossos serviços e solicitamos que as ignore, não realizando qualquer procedimento solicitado e para que não comprometa os seus dados pessoais (exemplo: Password de acesso).

Partilhei os dados da minha conta. E agora?

No caso de ter preenchido algum formulário, associado a uma dessas mensagens, com o seu endereço e\ou password, sugerimos que a altere para uma diferente e por uma questão de segurança. Para alterar a password da sua caixa de correio basta aceder a SAPO ID, efetuar a autenticação na página através da opção “Entrar no SAPO ID”, depois de entrar escolha o separador "Gerir Logins" e carregue em "Alterar Password".

Envio de Mensagens

Destinatários

Para enviar mensagens clique no botão “Nova Mensagem” e será aberto o editor de mensagem.

De: É o seu endereço de e-mail. Caso tenha várias identidades definidas pode selecionar aqui qual delas pretende usar para enviar a mensagem.

Para: Escreva aqui os endereços de correio eletrónico para os quais a sua mensagem se destina. Os endereços dos destinatários são completados automaticamente, desde que se encontrem na sua lista de contactos. Para adicionar mais que um endereço basta separá-los por vírgulas.

Assunto: Introduza o tema da mensagem.

Cc e Bcc: Significam “Carbon Copy” e “Blind Carbon Copy”, respetivamente, e servem para distinguir as pessoas a quem a mensagem se destina diretamente, de outras a quem apenas quer dar conhecimento da mensagem. Os endereços colocados em "Para" e "Cc" são endereços visíveis para todos os destinatários, enquanto os endereços colocados em “Bcc” não são visíveis para nenhum destinatário. Para adicionar estes campos à sua mensagem, basta clicar nos respetivos botões.

 

Anexos e Imagens

Anexos

Para adicionar anexos, basta clicar em "Adicionar Anexo".

O tamanho máximo dos ficheiros que pode enviar é de 20 MB por mensagem. Pode enviar quantos anexos quiser, desde que o total não ultrapasse o limite máximo de tamanho permitido. Se precisar de enviar ficheiros com peso superior a 20 Mb consulte a secção sobre Envio de ficheiros por MEO Cloud.

Não existe qualquer limitação relativamente ao tipo de ficheiros a enviar. Recomenda-se no entanto alguma atenção, pois muitas vezes os vírus informáticos transmitem-se desta forma e alguns servidores de email podem recusar mensagens que incluam determinados tipos de ficheiro em anexo (exemplos: ficheiros .exe ou .js). Nunca envie ficheiros que possam prejudicar terceiros, e, importantíssimo, nunca abra ficheiros que lhe sejam enviados por desconhecidos ou de cuja origem desconfie.

Imagens

As imagens podem ser anexadas através do processo normal (explicado acima) ou podem ser incluídas no próprio corpo da mensagem.

Basta arrastar a imagem do seu computador para o corpo da mensagem ou clicar no ícone "Imagem" presente na barra de edição da mensagem.

Nota: Para poder inserir imagens no corpo da mensagem é necessário escrever a sua mensagem no modo "Texto Formatado".

 

Envio de ficheiros por MEO Cloud

Se precisar de enviar um ficheiro com mais de 20 MB ou quiser poupar espaço no seu SAPO Mail poderá enviar ficheiros através da MEO Cloud, mesmo que os seus destinatários não usem o SAPO Mail nem a MEO Cloud.

Usando esta opção os seus ficheiros são enviados para os servidores da MEO Cloud, e em vez de serem anexados à sua mensagem é apenas enviado um link para os destinatários descarregarem o ficheiro, poupando assim espaço na sua conta de mail e nas contas dos destinatários.

Para enviar um ficheiro através da MEO Cloud, basta clicar em "Enviar pela MEO Cloud". Registo e autorização Antes de poder enviar ficheiros terá que se registar na MEO Cloud em https://meocloud.pt/ e terá que autorizar o SAPO Mail e aceder à sua MEO Cloud.

Esta autorização é pedida automaticamente na primeira utilização. 

mcloud

Clique em “Autorizar conta de email” e faça login na MEO Cloud. De seguida clique em “Autorizar” e será retornado ao SAPO Mail com a janela para selecionar ou enviar os ficheiros que quer partilhar. Partilhar ficheiros que estão na MEO Cloud Pode navegar pelas pastas da sua MEO Cloud, criar novas pastas e enviar ficheiros diretamente a partir do SAPO Mail. Para adicionar um ficheiro à sua mensagem basta fazer duplo clique no ficheiro pretendido ou selecioná-lo e clicar em “Inserir no Mail”. Será adicionado um link no local onde estava a escrever:

mcloud1

Para enviar mais do que um ficheiro use as teclas Ctrl ou Shift: Mantenha a tecla Ctrl premida enquanto clica em vários ficheiros para os selecionar em conjunto; Mantenha a tecla Shift premida enquanto clica num segundo ficheiro para selecionar todos os ficheiros listados entre o primeiro e o segundo.

Também pode partilhar uma pasta inteira sem ter de selecionar todos os ficheiros nela contidos. Basta selecionar a pasta na listagem e clicar em “Inserir no mail”. Quando partilha imagens ou vídeos é mostrada uma miniatura de cada imagem e vídeo.

Note que os ficheiros da MEO Cloud que envia por email ficam automaticamente partilhados. Isto significa que qualquer pessoa a quem seja enviado o link poderá descarregar o ficheiro.

Pode gerir a validade deste link no rodapé da janela da MEO Cloud: 

mcloud21

 

Envio de ficheiros para a MEO Cloud

Se o ficheiro que quer partilhar não está ainda na sua MEO Cloud pode enviá-lo diretamente a partir do SAPO Mail. Basta clicar em “Upload de ficheiro” e selecionar os ficheiros a enviar. Pode ver o progresso do upload no topo da janela da MEO Cloud. 

mcloud31

Ficheiros muito grandes poderão demorar algum tempo a enviar. Pode fechar a janela da MEO Cloud e continuar a escrever a sua mensagem. O progresso do upload será mostrado também na janela de escrita de mensagem, junto do botão “Enviar pela MEO Cloud”.

Quando o upload estiver completo a janela da MEO Cloud abre automaticamente e mostra-lhe a lista de ficheiros que acabou de enviar para que os possa adicionar rapidamente à sua mensagem.

Atenção: Se fechar a janela de escrita de mensagem quaisquer ficheiros que ainda estejam a ser enviados para a MEO Cloud serão cancelados.

Se quiser partilhar ficheiros de grandes dimensões e não quiser manter a janela de escrita de mensagem aberta sugerimos que faça os uploads previamente usando o site ou as apps da MEO Cloud. Saiba mais em https://meocloud.pt/.

 

 

Corretor Ortográfico

Pode verificar a ortografia da mensagem através da opção "Verificar Ortografia", na janela de escrita de mensagem. O sistema verifica automaticamente todas as palavras da sua mensagem e aquelas que forem identificadas como sendo erros serão listadas. Para a maioria dos casos, é apresentada uma alternativa.
Aceitar ou declinar as sugestões de alternativa do sistema fica ao seu critério.

sm_corretor

 Depois de corrigidos os erros carregue sobre “Retomar Edição”.

 

 

Gravar Rascunho

Quando escrever uma mensagem e não desejar enviá-la de imediato, pode guardá-la como rascunho. Para guardar a mensagem que está a escrever, basta clicar em "Guardar como Rascunho". 

Estas mensagens ficam guardados na Pasta “Rascunhos”, para que mais tarde possa retomá-las, concluindo ou revendo o texto, e por fim enviá-las. Os rascunhos ficam guardados nesta pasta até que os envie ou apague.

O webmail do SAPO guarda as mensagens automaticamente a cada 5 minutos, à medida que as vai escrevendo, para que não perca nenhuma informação. Pode alterar esta opção nas Definições.

 

 

Limite de Destinatários

Por motivos de segurança o SAPO Mail limita o número máximo de mensagens que pode enviar:

- Através do webmail pode enviar mensagens para um máximo de 1.500 endereços a cada três horas;
- Através de um programa de correio o limite de destinatários é de 100 por mensagem.

Esta medida serve para proteger todos os utilizadores dos spammers, que enviam emails indesejados de forma massiva para uma grande quantidade de contactos.

 

 

Encaminhar Mensagens

Pode encaminhar uma ou várias mensagens recebidas em simultâneo para outros endereços. Para encaminhar apenas uma mensagem basta selecionar a mensagem que deseja e clicar na opção "Encaminhar” no menu de topo da Caixa de Entrada. Desta forma, a mensagem será enviada tal como foi recebida, incluindo os respetivos anexos. Alternativamente, pode abrir a mensagem, clicar depois no botão "Encaminhar" no menu de topo da mensagem aberta e selecionar uma das 3 opções de encaminhamento:

- “Encaminhar como Anexo” (a mensagem em questão é enviada como anexo da mensagem)

- “Enviar Apenas o Texto” (para encaminhar apenas o texto de mensagens recebidas também com anexos)

- "Encaminhar com Anexos” (que permite o encaminhamento da mensagem com anexos tal como ela foi recebida).

Para encaminhar mais que uma mensagem em simultâneo selecione através das caixas de seleção as mensagens e clique em “Encaminhar”. Será enviada uma mensagem com as mensagens em anexo, respetivas informações sobre a mensagem e o texto no corpo do e-mail. 

 

 

Aviso de Leitura

Pode solicitar um recibo de leitura para cada mensagem. Com esta opção ativa receberá um aviso no email quando a sua mensagem for lida pelo destinatário. Note no entanto que o envio (ou não envio) dos recibos de leitura depende da configuração da conta de email do destinatário, que pode bloquear essa funcionalidade.

Pode ativar esta opção para todas as mensagens em "Definições" -> "Escrita de Mensagens" ou, opcionalmente, ativá-la caso a caso, clicando na respetiva opção na janela de criação de nova mensagem.