Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ajuda SAPO

Suporte a Clientes Portal SAPO

Ajuda SAPO

Suporte a Clientes Portal SAPO

SAPO Emprego

Emprego.png

 

O SAPO Emprego é o portal de emprego do SAPO e tem, como objetivo, facilitar os processos de procura e oferta de emprego, ao aproximar empresas e candidatos com vista à colocação rápida e económica dos profissionais no mercado de trabalho.

O SAPO Emprego dirige-se a quem procura uma oportunidade de emprego (full-time ou part-time; em Portugal ou no estrangeiro).

Disponibilizamos uma série de ferramentas inovadoras para gestão de candidaturas online. Para as empresas, temos uma oferta ampla de serviços de colocação de anúncios de emprego, que vai desde o anúncio gratuito ao destaque de ofertas.

O SAPO Emprego atua como um mero intermediário entre as empresas anunciantes e os candidatos, trabalhando em parceria para facilitar os processos de recrutamento. No entanto, os processos de seleção são da exclusiva responsabilidade das empresas anunciantes.

 

Perguntas frequentes:

Registo:

- É preciso estar registado para responder a um anúncio?

Não é necessário estar registado no SAPO Emprego para se candidatar a uma oferta.

No entanto, o registo no SAPO Emprego garante inúmeras vantagens, tais como: gestão  CV´s e Documentos (permite guardar e gerir em simultâneo várias versões do seu Curriculum Vitae e Cartas de Apresentação, Portfólios, … de forma a responder de forma rápida e personalizada às ofertas de emprego); consulta do histórico de candidaturas realizadas (regista a data de candidatura às ofertas de emprego no SAPO Emprego bem como os dados específicos da oferta) e possibilidade de guardar ofertas para responder mais tarde.

- Como posso registar-me no SAPO Emprego?

Deverá ter um login para a rede SAPO válido, caso já tenha feito registo em algum outro serviço SAPO como o Mail SAPO, o SAPO Voucher, o Auto SAPO, etc., deverá utilizar os mesmos acessos – Email e password – e efetuar o registo no SAPO Emprego

Caso ainda não tenha qualquer registo SAPO* deverá criá-lo aqui http://90b.w3.sl.pt  e após receber o email de  registo criado com sucesso já poderá efetuar o registo no SAPO Emprego.

Pode registar-se qualquer endereço de email de outro fornecedor. A autenticação com um endereço de email de outro domínio requer uma confirmação de dados adicional, que apenas é efetuada na primeira utilização do serviço. Como tal, o seu endereço de email deve ser válido, dado que posteriormente recebe nesse mesmo endereço a mensagem que permite confirmar os seus dados pessoais.
Proceda à autenticação com o email em questão e defina uma password à sua escolha.

 

* Registo SAPO: ferramenta utilizada para identificar utilizadores registados em toda a rede SAPO. Para mais mais informações sobre o seu ID SAPO https://id.SAPO.pt.

 

Candidatos:

- Como posso carregar/editar o meu CV no SAPO Emprego?

Para colocar o seu CV no SAPO Emprego deverá, antes de mais, aceder à sua área pessoal através do acesso à “Área do Candidato” e fazer o “upload” dos ficheiros em formato Word ou PDF e gravar as alterações. Para que se torne mais fácil a gestão das várias versões de CV’s deverá dar um nome a cada documento, exemplo: “CV em Inglês” ou “CV para Vendas”.

Na página do perfil poderá carregar até 5 CV’s diferentes para utilizar nas suas candidaturas de forma a personalizar a resposta às ofertas no site do SAPO Emprego.

Sempre que necessário pode atualizar esta documentação, removendo o ficheiro desatualizado e carregando o novo.

- É obrigatório preencher um CV do SAPO Emprego?

O Curriculum Vitae do candidato não é um campo obrigatório no registo do SAPO Emprego, no entanto, se carregar pelo menos um CV irá facilitar as suas candidaturas, já que não terá que carregar o CV sempre que pretender realizar uma candidatura. Pode adicionar vários CV’s na “Área de Candidato” e escolher qual o que pretende enviar para cada oferta.

- Como posso carregar uma Carta de Apresentação?

A personalização da resposta a uma oferta de emprego poderá ser um dos fatores diferenciadores na análise de inúmeras candidaturas por parte da Empresa.

Para carregar uma Carta de Apresentação no SAPO Emprego aceda ao menu “Documentos” através do acesso à “Área de Candidato” e faça o upload dos ficheiros em formato Word ou PDF e grave as alterações.

Para que se torne mais fácil a gestão das várias versões de Cartas de Apresentação deverá dar um nome a cada documento, exemplo: “Apresentação em Inglês” ou “Motivação para Estágio”.

Pode gerir e utilizar até 5 Cartas de Apresentação de forma a personalizar a resposta às ofertas no site do SAPO Emprego.

- Posso enviar o meu Curriculum para o SAPO Emprego?

Não.

Enquanto plataforma intermediária, o SAPO Emprego não dá seguimento a candidaturas que sejam enviadas para as nossas instalações ou email.

Todos os anúncios devem ser respondidos a partir das ferramentas disponíveis no site ou, caso exista, para algum contacto alternativo que a empresa disponibilize no próprio anúncio.

- Posso enviar o meu CV habitual?

Sim, todos os candidatos com ou sem registo podem anexar o seu CV às suas candidaturas.

Candidato registado: Pode adicionar vários CV’s na “Área de Candidato” e escolher qual o que pretende enviar para cada oferta.

Candidato não registado: Tem que carregar o CV sempre que pretender realizar uma candidatura.

 - Como posso pesquisar as oportunidades de emprego do SAPO Emprego?

A partir da página de entrada do SAPO Emprego (http://emprego.sapo.pt) pode aceder diretamente à listagem de todas as oportunidades de emprego através dos botões “Todas as ofertas” e “Todas as Empresas”, ou pesquisar:

a) a partir de uma ou várias palavras-chave (função, empresa, local ou id do anúncio)
b) por categoria profissional;
c) por distrito ou país de destino, caso pretenda trabalhar fora de Portugal


Na página de resultados de uma pesquisa, poderá ainda filtrar os anúncios por:

a) data de publicação;
b) tipo de horário;
c) experiência profissional;
d) formação;
e) localização

 - Como posso responder aos anúncios de emprego do SAPO Emprego?

A resposta aos anúncios deverá ser feita a partir do botão “Candidate-se” disponibilizado no topo e no final de cada anúncio.

Candidato registado: Os campos obrigatórios aparecerão pré-preenchidos (mas poderão ser editados) e depois poderá selecionar qual o CV e outros documentos que pretende associar à sua candidatura.

Candidato não registado: deverá preencher, em cada candidatura, os campos assinalados como obrigatórios e carregar o seu CV.

- Como consigo os contactos das empresas que anunciam no SAPO Emprego?

O SAPO Emprego não poderá divulgar os contactos das empresas anunciantes. Caso os contactos não apareçam disponibilizados no anúncio, poderá enviar uma mensagem através do botão “Contactar empresa” existente em cada anúncio.

- Posso responder aos anúncios por correio normal?

Salvo algumas exceções permitidas pelas empresas anunciantes, os anúncios publicados deverão ser respondidos exclusivamente via SAPO Emprego. Desta forma, e caso a própria empresa não disponibilize o contacto alternativo para o envio de candidaturas, terá de preencher o formulário respetivo para o envio da sua candidatura, que seguirá de imediato e de forma confidencial para o responsável de recrutamento da empresa em questão.

- Como saber se a minha candidatura chegou ao seu destinatário?

Ao realizar uma candidatura no SAPO Emprego, os seus dados e CV são enviados diretamente para os dos responsáveis pelo recrutamento para a oferta escolhida.

É também enviado um email para o candidato com a confirmação do envio da candidatura. Caso não receba esta mensagem, certifique-se que tem o campo de email corretamente preenchido, pois só dessa forma a mensagem poderá ser enviada. Verifique também se, por engano, o seu provedor de email enviou a mensagem para o spam.

- Quanto tempo demora a ser contactado pela empresa?

Qualquer informação sobre o seguimento das candidaturas terá de ser dada pelos responsáveis de recrutamento das empresas às quais se candidatou. Sendo nosso objetivo que todas as empresas deem uma resposta rápida a todas as candidaturas, esta é uma situação alheia ao SAPO Emprego e que dificilmente podemos controlar. Por outro lado, é preciso ter em conta que estes processos são, por vezes, um pouco demorados (enquanto algumas empresas vão contactando os candidatos à medida que recebem as respetivas candidaturas, outras esperam pelo final do prazo de resposta).

Empresas:

- Como posso aceder à Área da Empresa?

Para aceder à Área de Empresa deverá ter um login para a rede SAPO válido, caso já tenha feito registo em algum outro serviço SAPO como o Mail SAPO, o SAPO Voucher, o Auto SAPO, etc., deverá utilizar os mesmos acessos – Email e password – e efetuar o registo no SAPO Emprego

Caso ainda não tenha qualquer registo SAPO* deverá criá-lo aqui http://90b.w3.sl.pt  e após receber o email de  registo criado com sucesso, já poderá efetuar o registo no SAPO Emprego.

Pode registar qualquer endereço de email de outro fornecedor. A autenticação com um endereço de email de outro domínio requer uma confirmação de dados adicional, que apenas é efetuada na primeira utilização do serviço. Como tal, o seu endereço de email deve ser válido, dado que posteriormente deverá receber nesse mesmo endereço a mensagem que permite confirmar os seus dados pessoais.

Proceda à autenticação com o email em questão e defina uma password à sua escolha.

* Registo SAPO: ferramenta utilizada para identificar utilizadores registados em toda a rede SAPO. Para mais mais informações sobre o seu ID SAPO https://id.SAPO.pt.

- Já registei a minha empresa mas não consigo aceder à Área da Empresa

Todos os registos de empresas passam por um processo de validação de qualidade no prazo de 24 horas úteis.

A empresa será sempre notificada da reprovação ou aprovação do registo. Assim que receber o email com a aprovação poderá começar a utilizar a conta em pleno, publicar anúncios e receber candidaturas.

Para o processo de validação da conta da empresa serão analisados os campos introduzidos em especial o NIF da Empresa, a morada e contactos de telefone e email.

- A conta da minha Empresa não foi aprovada, o que posso fazer?

Verifique se os campos de registo da sua empresa são válidos e se estão corretamente preenchidos.

O SAPO Emprego não aceita registos de empresários em nome individual, ou seja, o NIF de registo deverá estar sempre associado a uma Empresa.

- Posso alterar os dados da minha empresa?

Sim.

Após a aprovação da conta da Empresa, deverá aceder à Área da Empresa e alterar alguns dos dados inseridos, selecione o menu “Configurações” e atualize os dados, gravando sempre as alterações efetuadas.

- Como posso incluir o logo da minha empresa?

Para incluir o logótipo da sua empresa basta fazer upload a partir da Área da Empresa, menu “Configurações”. Tenha em atenção o formato da imagem, para que esta mantenha a formatação correta na área de destaques e anúncios. Poderá alterar ou remover o logo remover sempre que desejar.

 O logo só ficará disponível nos anúncios de empresas premium (empresas que tenham serviços premium ativos).

- A colocação de anúncios é gratuita?

Sim.

A colocação de anúncios não tem qualquer custo associado. Poderá colocar anúncios de emprego gratuitamente no SAPO Emprego acedendo à Área de Empresa.

- Quero destacar a minha oferta de emprego. Como o posso fazer?

O SAPO Emprego disponibiliza vários serviços que permitem aumentar a visibilidade dos seus anúncios e da sua empresa.

Para mais informações sobre preços ou outros serviços disponíveis, por favor contacte-nos através do email comercial@emprego.sapo.pt.

- Os meus anúncios ficam online durante quanto tempo?

A duração normal de um anúncio no SAPO Emprego é 30 dias. No entanto, caso assim o pretenda, poderá a qualquer momento, atualizar, suspender ou apagar os anúncios a partir da sua Área de Empresa, menu “Anúncios”.

- Posso colocar anúncios sem identificar a minha empresa?

Sim.

Quando está a criar um novo anúncio poderá assinalar a opção “Não identificar a empresa”, desta forma irá preservar o anonimato da empresa.

 - Como criar um anúncio?

Para colocar um anúncio no SAPO Emprego basta entrar na Área da Empresa, aceder ao menu “Anúncios” opção “Publicar Anúncio”.

Para criar um anúncio deverá preencher todos os campos obrigatórios e opcionais (recomendado) relativos à função, algumas características do perfil de candidato pretendido e a data de publicação do anúncio.

A publicação pode ser imediata ou apenas na data indicada. Poderá também ser definida uma data para a suspensão automática da publicação do anúncio. 

- O que é a Resposta Automática?

A Resposta Automática é uma funcionalidade opcional que pode ser ativada no formulário de criação de um anúncio e permite a personalização de uma mensagem que será enviada automaticamente a cada candidato que realize uma candidatura. A resposta automática facilita o contacto com todos os candidatos que respondam ao anúncio da empresa.

- Posso incluir um email para receção das respostas?

Sim.

Poderá associar até 3 emails para a receção de candidaturas para cada anúncio que coloca online. Estes emails não ficam visíveis para os candidatos.

- Posso alterar os anúncios que estão online?

Sim.

Com exceção dos campos Título e Localização da oferta, que são campos fixos poderá, a qualquer momento, alterar os restantes campos dos seus anúncios.

Para alterar um anúncio deverá clicar no botão “Editar” que aparece na listagem do separador “Anúncios” junto ao anúncio em questão, realizar as alterações necessárias e gravar.

- Os meus anúncios podem ser programados para ativação posterior?

No momento da criação do seu anúncio poderá optar pela publicação imediata ou agendar uma data para a ativação da sua oferta. Poderá também selecionar previamente a data de desativação do seu anúncio, caso pretenda um recrutamento com prazo pré-definido.

- Como posso desativar um anúncio?

Para desativar um anúncio deverá aceder ao menu Anúncios, selecionar o anúncio que pretende editar e escolher a opção “Desativar anúncio”  .

- Posso aceder aos anúncios que já foram colocados pela minha empresa?

Sim.

No separador “Anúncios” da Área da Empresa ficam registados todos os anúncios já publicados pela empresa. Poderá pesquisar no histórico dos anúncios utilizando palavras-chave ou indicando o estado do anúncio.

- Posso reativar um anúncio já expirado?

Sim.

No menu “Anúncio” da Área da Empresa ficam registados todos os anúncios já publicados pela empresa. Pesquise o anúncio que pretende reativar e selecione o ícone “Duplicar”, atualize as informações necessárias e indique o modo de publicação.

Para que as alterações no estado sejam aplicadas deve sempre “gravar”.

 - Posso ter informação relativa à visibilidade do(s) meu(s) anúncio(s)?

Na Área de Empresa poderá, consultar as estatísticas em tempo real de todos os seus anúncios online. Relativamente a cada anúncio, pode saber a data em que foi colocado, data em que irá expirar, número de vezes listado nas pesquisas de candidatos, número de consultas ao detalhe do anúncio e número de candidaturas (respostas) recebidas.

- Onde posso consultar os CV’s de resposta aos meus anúncios?

Existem 2 formas de gerir as candidaturas recebidas:

- Cada vez que recebe uma candidatura nova, é reencaminhada uma mensagem de alerta automática para o e-mail que definiu na criação de anúncio.

- Menu “Candidaturas” na Área da Empresa, poderá consultar as candidaturas enviadas em resposta aos seus anúncios, selecionando a opção “Ver Candidaturas” na linha do anúncio pretendido.

 

Contactos de Suporte: 

email: comercial@emprego.sapo.pt

Outros contactos: http://ajuda.sapo.pt/contactos-8745

 
Condições de utilização SAPO Emprego