Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ajuda SAPO

Suporte a Clientes Portal SAPO

Ajuda SAPO

Suporte a Clientes Portal SAPO

Descontinuação de protocolos antigos (TLS 1.0 e TLS 1.1)

O SAPO Mail vai deixar de permitir que os programas de email acedam aos seus servidores usando protocolos antigos (TLS 1.0 e TLS 1.1) a partir do final de janeiro de 2023. Depois dessa data, apenas serão aceites ligações usando TLS 1.2 ou superior.

 

O que é isso do TLS?

O TLS é um protocolo de encriptação das comunicações entre os programas de email e os servidores. É como o HTTPS, mas para o email, e é essencial para manter a segurança e privacidade das suas mensagens.

 

Porquê esta alteração?

Apesar de não existirem vulnerabilidades nas versões antigas, essas versões já não são atualizadas e poderão vir a ter problemas de segurança no futuro. Por esse motivo, o SAPO Mail e todos os principais fornecedores de serviço de email estão a fazer esta alteração.

 

Quem é afetado?

Poucas pessoas. Vamos enviar-lhe um email se for o seu caso.

Todos os sistemas operativos e programas de email recentes têm suporte para o TLS 1.2. Apenas alguns sistemas operativos e programas de email mais antigos poderão ser afetados.

Caso se ligue ao SAPO Mail usando uma versão antiga do TLS, enviaremos um email a informar disso. Se não receber esse email, não tem de fazer nada.

 

O que posso fazer se for afetado?

Caso receba um email do SAPO a informar que o seu programa de email pode estar desatualizado, por favor, confirme que está a usar um sistema operativo moderno e com todas as atualizações de segurança. Os sistemas operativos abaixo têm suporte para o TLS 1.2:

- Windows 8 ou superior;

- Apple macOS Sierra (10.12.6) ou superior;

- iOS 9 ou superior;

- Android 5 ou superior.

 

De seguida, confirme que está a usar um  programa de email atualizado. Os programas de email abaixo têm suporte para o TLS 1.2.

 

No Windows:

- Microsoft Outlook 2019 ou superior;

- Mozilla Thunderbird 52 ou superior.

 

No Mac:

- A aplicação de mail da Apple;

- Mozilla Thunderbird 52 ou superior.

 

No iOS:

- A aplicação de mail da Apple;

- A aplicação Gmail;

- A aplicação Outlook.

 

Em Android:

- A aplicação Gmail;

- A aplicação Outlook;

- A aplicação K-9 Mail.

 

Nota: Pode sempre aceder à sua conta no navegador de internet, através do webmail, em https://mail.sapo.pt.

 

Importante: Antes de mudar de programa de email, confirme que a sua conta tem dados de recuperação (telemóvel ou email alternativo) associados e atualizados. Caso se esqueça da sua password, estes dados são a única forma de recuperar o acesso à sua conta. Pode adicionar e atualizar os seus dados de recuperação em https://id.sapo.pt.

 

Já fiz as atualizações. E agora?

Mais próximo da data de descontinuação dos protocolos antigos, o SAPO Mail voltará a enviar um email a informar quaisquer contas que ainda estejam afetadas. Se não receber mais nenhum email é porque a sua conta já não será afetada por esta ação.