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Mensagens de Phishing no SAPO Mail

Recebi um e-mail sobre a segurança da minha conta SAPO Mail

Alertamos que neste momento existem novos ataques de “Phishing” através de mensagens enviadas e com referência aos serviços SAPO. Dos vários assuntos destacamos alguns dos mais recentes: "Comunicacao para @sapo.pt foi interrompida", Notificação 1NN7M3: a comunicação foi interrompida", "Alerta de segurança importante", assim como a tentativa de extorsão "Eu tenho más notícias para você", etc.

O que é Phishing?

Todas estas mensagens têm como único objectivo enganar o destinatário e\ou recolher os dados de login. Essas mensagens não são enviadas pelos nossos serviços e solicitamos que as ignore, não realizando qualquer procedimento solicitado e para que não comprometa os seus dados pessoais (exemplo: Password de acesso).

Partilhei os dados da minha conta. E agora?

No caso de ter preenchido algum formulário, associado a uma dessas mensagens, com o seu endereço e\ou password, sugerimos que a altere para uma diferente e por uma questão de segurança. Para alterar a password da sua caixa de correio basta aceder a SAPO ID, efetuar a autenticação na página através da opção “Entrar no SAPO ID”, depois de entrar escolha o separador "Gerir Logins" e carregue em "Alterar Password".

Definições de Mail

Identidades de Envio

Pode criar várias identidades de envio de e-mail, associando a sua própria conta ou outra qualquer conta de e-mail.

Definir várias identidades permite-lhe, por exemplo, usar nomes e assinaturas diferentes para mensagens profissionais e mensagens pessoais.

 

Endereços Associados (Endereços +)

Com esta funcionalidade consegue ter múltiplos endereços de e-mail para uma mesma conta de email. Basta acrescentar um sinal “+” (mais) ao seu endereço principal.

Por exemplo, se o seu endereço principal for eusouosapo@sapo.pt, pode usar o endereço associado eusouosapo+familia@sapo.pt e todas as mensagens enviadas para eusouosapo+familia@sapo.pt irão para a caixa de entrada de eusouosapo@sapo.pt.

Quais são as vantagens?

- Múltiplos endereços de email com apenas 1 conta de e-mail;

- Facilita a utilização de filtros;

- Emails como endereços de utilização única;

- Menos spam: com múltiplos endereços de email facilmente consegue identificar que serviço lhe está a enviar spam e pode criar um filtro que os envie diretamente para uma pasta de lixo.

 

 

Escrita de Mensagens

Nas Definições de Mail, na área “Escrita de mensagens”, pode definir várias opções para a escrita de mensagens, tais como:

- O formato no qual são reencaminhadas as mensagens;

- Se as novas mensagens são escritas em modo de texto simples ou formatado;

- Se pretende solicitar sempre recibos de leitura;

- Se pretende guardar uma cópia dos anexos que envia;

- Como formatar a mensagem original ao responder ou reencaminhar;

- A periodicidade com que guarda um rascunho da mensagem durante a sua composição;

- Se pretende guardar automaticamente os destinatários das suas mensagens na lista de contactos.

 

 

Visualizar Mensagens

Nas Definições de Mail, na área “Visualizar Mensagens”, pode definir várias opções para a leitura de mensagens, tais como:

- Mostrar automaticamente as imagens em mensagens recebidas em HTML;

- Mostrar as assinaturas em cinzento claro;

- Converter os emoticons em texto para imagens.

 

 

Mensagem de Ausência

Pode configurar uma mensagem de ausência para períodos de férias ou outros em que não vá aceder ao seu email. Desta forma, qualquer pessoa que lhe envie um email receberá esta mensagem, que poderá conter por exemplo um contacto alternativo ou a data do seu regresso. Para configurar a mensagem de ausência aceda à respetiva área nas Definições de Mail:

- Selecione "Ativado" para ativar o envio a mensagem de ausência;

- Defina o "Período" durante o qual será enviada a mensagem;

- O SAPO Mail gera automaticamente uma mensagem "Padrão", mas pode selecionar a opção "Customizada" para escrever a sua própria mensagem;

- Finalize a operação clicando em "Guardar".

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Filtros

Os “Filtros” são uma poderosa ferramenta para organizar automaticamente as suas mensagens, usando conjuntos de regras previamente definidas. Para ter acesso a esta funcionalidade, aceda às Definições de Mail e clique na opção “Filtros”. Clique no botão “Novo Filtro” para criar um filtro.

 

Modo Simples

1) Preencha o campo “Nome do Filtro” e os campos de criação de regras deste filtro:

- De: O remetente das mensagens que quer filtrar;
- Para: O destinatário das mensagens que quer filtrar;
- Cc: Destinatário incluído no campo “Com conhecimento” das mensagens que quer filtrar;
- Assunto: Texto do assunto das mensagens que quer filtrar;
- Corpo: Texto incluído no corpo das mensagens que quer filtrar.

2) Defina a ação que pretende aplicar às mensagens que correspondam às regras acima definidas:

- Entregar a mensagem numa pasta específica;
- Apagar a mensagem;
- Marcar a mensagem como lida, sinalizada ou respondida.

3) Clique no botão “Guardar” para criar o novo filtro. Sempre que receber uma mensagem que cumpra as regras definidas no filtro será aplicado o comportamento da ação escolhida.  

 

Modo Avançado

1) Preencha o campo “Nome do Filtro” e escolha se pretende que o filtro seja aplicado apenas a mensagens que cumpram todas as regras definidas ou qualquer uma das regras definidas. 

2) Selecione os campos aos quais pretende aplicar as regras:

- De: O remetente das mensagens que quer filtrar;
- Para: O destinatário das mensagens que quer filtrar;
- Cc: Destinatário incluído no campo “Com conhecimento” das mensagens que quer filtrar;
- Participante: Qualquer endereço participante na mensagem, seja como remetente, destinatário ou outro campo das mensagens que quer filtrar;
- Assunto: Texto do assunto das mensagens que quer filtrar;
- Corpo: Texto incluído no corpo das mensagens que quer filtrar.

3) Escolha o tipo de regra à qual submeter o campo anteriormente escolhido:

- Igual a: Regra aplicada se o conteúdo for exatamente igual ao preenchido no campo seguinte;
- Diferente de: Regra aplicada se o conteúdo for diferente do preenchido no campo seguinte;
- Contém: Regra aplicada se o conteúdo contiver o que está preenchido no campo seguinte;
- Não contém: Regra aplicada se o conteúdo não contiver o que está preenchido no campo seguinte.
Nota: Se pretende aplicar várias regras para o mesmo filtro clique em “Adicionar Regra”.

4) Defina a ação que pretende aplicar às mensagens que correspondam às regras acima definidas:

- Entregar a mensagem numa pasta específica;
- Apagar a mensagem;
- Marcar a mensagem como lida, sinalizada ou respondida.

5) Clique no botão “Guardar” para criar o novo filtro. Sempre que receber uma mensagem que cumpra as regras definidas no filtro será aplicado o comportamento da ação escolhida.    

 

Editar filtros

Para editar um filtro criado anteriormente, aceda à lista de filtros e clique no nome do filtro.

Faça as alterações pretendidas e clique em “Guardar” para gravar as alterações efetuadas.    

 

Desativar/Ativar filtros

Pode ativar e desativar filtros a qualquer altura sem ter de os apagar.

Aceda à lista de filtros e clique no símbolo correspondente a um “certo”. Filtros com um “certo” a verde estão ativos e filtros com um “certo” a cinzento estão inativos. Quanto um filtro está inativo as suas regras não serão aplicadas às mensagens recebidas, ou seja, essas mensagens voltarão a ter o comportamento normal, sendo entregues na caixa de entrada.    

 

Eliminar filtros

Para eliminar um filtro, clique no ícone “caixote do lixo” e de seguida clique em “OK” para confirmar a ação.