Definições de Mail
Identidades e assinaturas
Pode criar várias identidades de envio de e-mail, associando qualquer dos endereços alternativos da sua conta de e-mail.
Definir várias identidades permite-lhe, por exemplo, usar nomes e assinaturas diferentes para mensagens profissionais e mensagens pessoais.
Endereços Associados (Endereços +)
Com esta funcionalidade consegue ter múltiplos endereços de e-mail para uma mesma conta de email. Basta acrescentar um sinal “+” (mais) ao seu endereço principal.
Por exemplo, se o seu endereço principal for eusouosapo@sapo.pt, pode usar o endereço associado eusouosapo+familia@sapo.pt e todas as mensagens enviadas para eusouosapo+familia@sapo.pt irão para a caixa de entrada de eusouosapo@sapo.pt.
Quais são as vantagens?
- Múltiplos endereços de email com apenas 1 conta de e-mail;
- Facilita a utilização de filtros;
- Emails como endereços de utilização única;
- Menos spam: com múltiplos endereços de email facilmente consegue identificar que serviço lhe está a enviar spam e pode criar um filtro que os envie diretamente para uma pasta de lixo.
Opções de mensagens
Mensagem de Ausência
Pode configurar uma mensagem de ausência para períodos de férias ou outros em que não vá aceder ao seu email. Desta forma, qualquer pessoa que lhe envie um email receberá esta mensagem, que poderá conter por exemplo um contacto alternativo ou a data do seu regresso. Para configurar a mensagem de ausência aceda à respetiva área nas Definições de Mail:
- Selecione "Ativada" para ativar o envio a mensagem de ausência;
- Defina o "Período" durante o qual será enviada a mensagem;
- O SAPO Mail gera automaticamente uma mensagem "Padrão", mas pode alterar o texto gerado e escrever a sua própria mensagem;
- Finalize a operação clicando em "Guardar".
Segurança
Para segurança adicional, pode impedir o acesso à sua conta através de programas de email (por exemplo, Outlook). Para o fazer, ative o interruptor da opção “Bloquear IMAP/POP”. Recomendamos a utilização desta opção se usa autenticação em dois passos.
Filtros
Os “Filtros” são uma poderosa ferramenta para organizar automaticamente as suas mensagens, usando conjuntos de regras previamente definidas. Para ter acesso a esta funcionalidade, aceda às Definições de Mail e clique na opção “Filtros”. Clique no botão “Criar filtro”, com o ícone de sinal “+”, para criar um filtro.
Para criar um filtro:
1) Preencha o campo “Nome do Filtro” e escolha se pretende que o filtro seja aplicado apenas a mensagens que cumpram todas as regras definidas ou qualquer uma das regras definidas.
2) Selecione os campos aos quais pretende aplicar as regras:
- De: O remetente das mensagens que quer filtrar;
- Para: O destinatário das mensagens que quer filtrar;
- Cc: Destinatário incluído no campo “Com conhecimento” das mensagens que quer filtrar;
- Participante: Qualquer endereço participante na mensagem, seja como remetente, destinatário ou outro campo das mensagens que quer filtrar;
- Assunto: Texto do assunto das mensagens que quer filtrar;
- Corpo: Texto incluído no corpo das mensagens que quer filtrar.
3) Escolha o tipo de regra à qual submeter o campo anteriormente escolhido:
- Igual a: Regra aplicada se o conteúdo for exatamente igual ao preenchido no campo seguinte;
- Diferente de: Regra aplicada se o conteúdo for diferente do preenchido no campo seguinte;
- Contém: Regra aplicada se o conteúdo contiver o que está preenchido no campo seguinte;
- Não contém: Regra aplicada se o conteúdo não contiver o que está preenchido no campo seguinte.
Nota: Se pretende aplicar várias regras para o mesmo filtro clique em “Adicionar Regra”.
4) Defina a ação que pretende aplicar às mensagens que correspondam às regras acima definidas:
- Entregar a mensagem numa pasta específica;
- Apagar a mensagem;
- Marcar a mensagem como lida, sinalizada ou respondida.
5) Clique no botão “Guardar” para criar o novo filtro. Sempre que receber uma mensagem que cumpra as regras definidas no filtro será aplicado o comportamento da ação escolhida.
Editar filtros
Para editar um filtro criado anteriormente, aceda à lista de filtros e clique no ícone de roda dentada à frente do nome do filtro.
Faça as alterações pretendidas e clique em “Guardar” para gravar as alterações efetuadas.
Desativar/Ativar filtros
Pode ativar e desativar filtros a qualquer altura sem ter de os apagar.
Aceda à lista de filtros e clique no interruptor à frente do nome do filtro que quer desativar ou reativar. Filtros com um “certo” e o interruptor a verde estão ativos e filtros sem um “certo” e o interruptor a cinzento estão inativos. Quanto um filtro está inativo as suas regras não serão aplicadas às mensagens recebidas, ou seja, essas mensagens voltarão a ter o comportamento normal, sendo entregues na caixa de entrada.
Eliminar filtros
Para eliminar um filtro, clique no ícone de roda dentada à frente do nome do filtro para o editar. De seguida, percorra o ecrã até ao fundo e clique no botão “Apagar filtro”. Depois, clique em “Confirmar” para confirmar a ação.