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Suporte a Clientes Portal SAPO

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Mensagens de Phishing no SAPO Mail

Recebi um e-mail sobre a segurança da minha conta SAPO Mail

Alertamos que neste momento existem novos ataques de “Phishing” através de mensagens enviadas e com referência aos serviços SAPO. Dos vários assuntos destacamos alguns dos mais recentes: "Comunicacao para @sapo.pt foi interrompida", Notificação 1NN7M3: a comunicação foi interrompida", "Alerta de segurança importante", assim como a tentativa de extorsão "Eu tenho más notícias para você", etc.

O que é Phishing?

Todas estas mensagens têm como único objectivo enganar o destinatário e\ou recolher os dados de login. Essas mensagens não são enviadas pelos nossos serviços e solicitamos que as ignore, não realizando qualquer procedimento solicitado e para que não comprometa os seus dados pessoais (exemplo: Password de acesso).

Partilhei os dados da minha conta. E agora?

No caso de ter preenchido algum formulário, associado a uma dessas mensagens, com o seu endereço e\ou password, sugerimos que a altere para uma diferente e por uma questão de segurança. Para alterar a password da sua caixa de correio basta aceder a SAPO ID, efetuar a autenticação na página através da opção “Entrar no SAPO ID”, depois de entrar escolha o separador "Gerir Logins" e carregue em "Alterar Password".

Condições de Utilização SAPO Promos

1.    Objeto e Âmbito de Aplicação

1.1.        Este documento estabelece as regras que regulam o acesso e utilização do SAPO Promos através do portal promos.sapo.pt (“Portal”), disponibilizado pela MEO-Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A. (“MEO”), das suas funcionalidades, serviços e conteúdos (doravante “Condições de Utilização”). 

1.2.        Estas Condições de Utilização (“Condições de Utilização”) são complementadas e integradas, em tudo o que não estiver previsto neste documento, pela Política de Utilização do Portal SAPO disponível em https://ajuda.sapo.pt/condicoes-de-utilizacao-8172, e pela Política de Proteção de Dados Pessoais da PT Portugal SGPS, S.A. disponível em  http://ajuda.sapo.pt/politica-de-privacidade-7675 e ainda pelas regras e condições do Registo SAPO, que podem ser consultadas em https://ajuda.sapo.pt/condicoes-de-utilizacao-sapo-id-61045 constituindo, no seu conjunto, uma unidade contratual independente para este serviço da MEO. 

1.3.        Em caso de contradição, incoerência ou desconformidade entre estas Condições de Utilização e qualquer um dos documentos referidos no número anterior deverão prevalecer as regras e condições aqui definidas. 

1.4.        As Condições de Utilização não afastam a aplicação de quaisquer regras legais, em especial do Código da Publicidade, nem de outras condições definidas pela MEO ou por entidades públicas para o acesso e/ou utilização do SAPO Promos.

 

2.        Descrição do Serviço

2.1.        A MEO disponibiliza aos seus utilizadores um website que publica folhetos promocionais e de descontos fornecidos pelas principais insígnias nacionais.

2.2.        A responsabilidade da informação divulgada nos folhetos é da exclusiva responsabilidade da insígnia editora dos mesmos.

2.3.        A MEO, embora procure que o SAPO Promos tenha sempre todos os folhetos disponibilizados pelas insígnias, não tem qualquer obrigação de disponibilizar todos os folhetos das insígnias presentes no website.

2.4.        A MEO procura disponibilizar a informação no SAPO Promos sempre atualizada, não assegurando, contudo, que os folhetos serão publicados nas datas a que se referem as promoções, podendo sofrer atrasos na publicação por motivos de ordem técnica, de recursos disponíveis ou quaisquer outros motivos que possam impedir a publicação de algum folheto.

2.5.        A MEO reserva-se o direito de não publicar no SAPO Promos folhetos de uma insígnia, caso considere que o mesmo não respeita as presentes Condições de Utilização.

 

3.        Subscrições

3.1.        Os utilizadores registados no portal SAPO podem subscrever, através do Portal, o envio de notificações ou avisos para o e-mail que indicarem.

Esta subscrição permitirá o envio de alertas sempre que existir uma nova publicação de um folheto das insígnias publicadas, sendo possível ao utilizador subscrever todos os folhetos ou escolher categorias da sua preferência que apresentem produtos/serviços em promoção, tais como “casa”, “supermercado”, “oficinas”, “bricolage”, entre outras.

3.2.        A MEO não é responsável por eventuais não envios das notificações indicadas em 3.1. ou pelo envio com atraso.

3.3.        Os Serviços têm início na primeira vez que o Cliente a eles aceder e prolongam-se de forma indefinida.

 

4.        Registo Prévio e Utilização do SAPO Promos 

4.1.        Para além da aceitação destas Condições de Utilização, o acesso e utilização das subscrições do SAPO Promos pressupõe a criação ou a existência de um Registo SAPO e depende do respeito dos Condições de Utilização em vigor em cada momento. 

4.2.        Depois de obtido um Registo SAPO e desde que sejam cumpridas as Condições de Utilização, o Cliente poderá aceder à sua conta pessoal do SAPO Promos sempre que entender, mediante os dados de identificação do Registo SAPO e, através das ferramentas de back-office fornecidas pela MEO, onde poderá gerir as subscrições e consultar a listagem de folhetos que está a seguir (que tenham sido subscritos).

 

5. Direitos de Gestão da MEO

5.1. No caso de utilização abusiva do SAPO Promos, incumprimento das presentes Condições de Utilização ou da legislação aplicável, a MEO reserva o direito de: 

a) Vedar o acesso do utilizador ao Serviço; 

b) Suspender temporariamente a conta do utilizador no Serviço ou

c) Cancelar definitivamente a sua conta.

5.2. As ações tomadas pela MEO no âmbito das violações ou incumprimentos referidos nas cláusulas anteriores serão comunicadas ao utilizador para os contactos identificados na sua conta.

 

6.   Alteração às Condições de Utilização 

6.1. A MEO tem o direito exclusivo de, a qualquer momento, sem necessidade de aviso prévio e com efeitos imediatos, estabelecer regras específicas no que se refere à utilização do SAPO Promos, assim como alterar, acrescentar ou revogar, parcial ou totalmente, as Condições de Utilização. 

6.2. O Cliente obriga-se a consultar de forma periódica as Condições de Utilização do “Serviço” devendo cessar imediatamente a utilização do Serviço caso não concorde com as novas regras. A versão em cada momento em vigor das Condições de Utilização encontra-se sempre disponível no sítio http: https://ajuda.sapo.pt/

6.3. É dever do utilizador consultar de forma periódica as Condições de Utilização e os documentos que os complementam, devendo cessar imediatamente a utilização do SAPO Promos no caso de não concordar com alguma das suas regras.

 

7.   Privacidade e Proteção de Dados Pessoais

7.1. Os dados pessoais disponibilizados pelo Utilizador para efeito da subscrição/ativação e/ou utilização do Serviço são indispensáveis à prestação do Serviço pela MEO. Os dados pessoais disponibilizados pelo Utilizador para efeito da subscrição/ativação e/ou utilização do Serviço ou fornecidos posteriormente pelo Utilizador, em conformidade com o disposto na legislação aplicável, serão processados e armazenados informaticamente, destinando-se a serem tratados pela MEO no âmbito da relação com o mesmo.

7.2. Os dados do Utilizador serão tratados pela MEO em conformidade com a legislação aplicável, sempre que se revelem necessários para uma determinada prestação de serviços. Para efeito da comunicação e faturação, quando aplicável, os dados de tráfego serão tratados pelo prazo máximo de 6 (seis) meses a contar da data do seu registo. Os dados de localização geográfica, perfil e/ou consumo do Utilizador serão tratados na medida em que sejam essenciais para a prestação dos serviços contratualizados e pelo tempo que durar a prestação, possibilitando o acesso, nomeadamente, a funcionalidades específicas dos serviços, a sugestões de conteúdos, a serviços informativos de proximidade, podendo ficar sujeito à existência de decisões automatizadas.

 

7.3. Por dados de tráfego, localização geográfica, perfil e/ou consumo do Utilizador entende-se:

7.3.1. Dados de tráfego: quaisquer dados tratados para efeito do envio de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas ou para efeito da faturação da mesma, como sejam o número ou identificação, endereço e tipo de posto do assinante; número total de unidades a cobrar para o período de contagem, bem como o tipo, hora de início e duração de comunicações ou o volume de dados transmitidos; data da comunicação ou serviço e número chamado; outras informações relativas a pagamentos, tais como pagamentos adiantados, pagamentos a prestações, cortes de ligação e avisos;

7.3.2. Dados de localização: quaisquer dados tratados numa rede de comunicações eletrónicas ou no âmbito de um serviço de comunicações eletrónicas que indiquem a posição geográfica do equipamento terminal de um utilizador de um serviço de comunicações eletrónicas acessível ao público;

7.3.3. Dados de consumo ou perfil: dados decorrentes da adesão e utilização dos serviços, através das funcionalidades que integram os mesmos, como sejam a visualização de canais de televisão e utilização de serviços adicionais, aluguer de vídeos, de audiências, gravações de conteúdos televisivos e utilização de outros serviços lúdicos ou informativos.

7.4. Nos termos da respetiva autorização legal, quando aplicável, a MEO poderá gravar comunicações realizadas para o Serviço de Apoio ao Cliente, para efeito de monitorização da qualidade do atendimento, cuja gravação será mantida pelo período legalmente previsto.

7.5. Nos termos da legislação aplicável, é garantido ao Utilizador, a qualquer momento, o direito de acesso, retificação, atualização, limitação e apagamento dos seus dados pessoais (salvo quanto aos dados que são indispensáveis à prestação do Serviço ou ao cumprimento de obrigações legais a que o responsável pelo tratamento esteja sujeito), o direito a retirar o seu consentimento, sem comprometer a licitude do tratamento efetuado, com base no consentimento previamente dado, o direito de oposição à utilização dos mesmos para fins comerciais pela MEO, bem como o direito à portabilidade dos dados, o que poderá fazer, mediante pedido por escrito, através do back-office do SAPO ID (https://id.sapo.pt) (ou outros meios e contactos disponibilizados pela entidade responsável pelo tratamento dos dados pessoais, a MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A., com sede na Av. Fontes Pereira de Melo, n.º 40, 1069-300, Lisboa ou junto do encarregado da proteção de dados do Grupo Altice Portugal, através do endereço de e-mail: [DPOAlticePortugal@telecom.pt] ou, ainda, através do suporte a utilizadores SAPO https://ajuda.sapo.pt/contactos-8745.

7.6. A omissão ou inexatidão dos dados pessoais ou demais informações prestadas pelo Utilizador são da sua inteira responsabilidade.

7.7. Sem prejuízo das disposições que regulam a validade, a formação ou os efeitos de um contrato em relação a uma criança, no que respeita à oferta direta de serviços da sociedade da informação, o tratamento só é lícito se e na medida em que o consentimento seja dado ou autorizado pelos titulares das responsabilidades parentais das crianças, quando menores de 16 anos, exceto se outra idade vier a ser estabelecida em legislação nacional.

7.8. O Utilizador pode submeter reclamações à autoridade de controlo, atualmente a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).

7.9. A MEO poderá comunicar os dados pessoais do Utilizador, com a finalidade do cumprimento de obrigações legais nomeadamente a entidades policiais, judiciais, fiscais e reguladoras.

7.10. O disposto no número anterior será, de igual modo, aplicável, sempre que, em sede de execução do Serviço, existam outros utilizadores com acesso aos serviços.

7.11. A PT PORTUGAL, SGPS, S.A. dispõe de uma Política de Proteção de Dados Pessoais publicada em https://www.telecom.pt/pt-pt/paginas/politica-privacidade.aspx, na qual consta a informação relativa à proteção de dados pessoais e a identificação das medidas destinadas à proteção e segurança adequadas contra riscos associados.

7.12. Caso a MEO decida adotar, em conformidade com o previsto na lei, políticas de gestão de tráfego com o objetivo de, por questões de qualidade técnica, otimizar a utilização dos seus serviços, estas não irão interferir com a proteção dos dados pessoais do Utilizador.