Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ajuda SAPO

Suporte a Clientes Portal SAPO

Ajuda SAPO

Suporte a Clientes Portal SAPO

Boas práticas de utilização dos blogs

Adopte comportamentos de segurança

Ao criar um blog, cuide da informação pessoal que publicar. Não forneça dados como a sua morada, números de telefone ou outras informações que denunciem a sua localização física e que possam trazer até si situações indesejáveis.
Evite responder a comentários provocadores ou ofensivos. Pode activar a moderação de comentários e escolher quem pode comentar o seu Blog. É possível também gravar o IP de quem comenta. Para mais informações, consulte o post do Blog Oficial dos Blogs do SAPO sobre este assunto - Recomendações para lidar com comentários indesejáveis.


Seja criterioso/a ao colocar fotos e vídeos na Internet

Todos os conteúdos do seu blog podem ser usados ou linkados noutros contextos sem a sua autorização expressa. Evite publicar fotos ou vídeos que o/a possam prejudicar no presente ou futuro. Os conteúdos podem ser vistos por qualquer pessoa, familiares, professores, actuais ou futuros colegas de trabalho.
Mesmo que apague o blog e/ou conteúdos, podem ter sido entretanto copiados, manipulados e disponibilizados na internet fora do seu contexto original. Preserve a sua imagem.


Utilize as opções de privacidade para proteger conteúdos

Utilize as opções de privacidade do serviço para limitar o acesso ao blog a pessoas que conhece e confia. Se o teor do blog for familiar, pode reservar o acesso apenas a membros da família, protegendo todos da exposição que o blog provoca.


Crie passwords mais seguras

Proteja o seu blog contra terceiros. Siga as nossas dicas para a criação de passwords mais seguras


Utilize o seu blog de forma positiva

Não utilize o blog para ofender ou atacar outras pessoas e/ou entidades, de forma gratuita ou sem fundamento. Pode ser acusado/a criminalmente por essas ofensas. É possível utilizar um blog para formas mais positivas de expressão, para dar a opinião ou conhecimento sobre a vida ou assuntos que nos digam respeito, por exemplo. Respeite os termos de utilização e lei em vigor.

Os artigos publicados ficam disponíveis para qualquer pessoa que os deseje consultar. Quem publica os artigos é inteiramente responsável pelos mesmos. Garanta por isso a veracidade de todos os dados, fotos, audio e video publicados, assim como o cumprimento da lei em vigor sobre privacidade, direitos de imagem e autoria.


Acompanhe o blog do seu filho

A utilização de um blog, bem como qualquer outro serviço na Internet por parte de menores requer o acompanhamento e monitorização dos pais e/ou educadores. Para mais informações consulte as Boas Práticas para pais e educadores.


Em caso de abuso, procure ajuda. Denuncie às autoridades

Partilhe com um amigo ou familiar qualquer situação que o/a incomode na internet no geral, e nos blogs em particular, para juntos encontrarem a melhor forma de lidar com a situação.

Se for vítima de qualquer tipo de abuso relacionado com blogs, contacte o SAPO, através da página http://suporte.sapo.pt ou emailabuse@suporte.sapo.pt, de modo a obter apoio sobre como lidar com a situação. Se se tratarem de conteúdos não directamente relacionados com o SAPO, por favor use a Linha Alerta InternetSegura para denunciar o caso. Pode ainda fazer uma queixa na Polícia Judiciária.