Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ajuda SAPO

Suporte a Clientes Portal SAPO

Ajuda SAPO

Suporte a Clientes Portal SAPO

Mensagens de Phishing no SAPO Mail

Recebi um e-mail sobre a segurança da minha conta SAPO Mail

Alertamos que neste momento existem novos ataques de “Phishing” através de mensagens enviadas e com referência aos serviços SAPO. Dos vários assuntos destacamos alguns dos mais recentes: "Comunicacao para @sapo.pt foi interrompida", Notificação 1NN7M3: a comunicação foi interrompida", "Alerta de segurança importante", assim como a tentativa de extorsão "Eu tenho más notícias para você", etc.

O que é Phishing?

Todas estas mensagens têm como único objectivo enganar o destinatário e\ou recolher os dados de login. Essas mensagens não são enviadas pelos nossos serviços e solicitamos que as ignore, não realizando qualquer procedimento solicitado e para que não comprometa os seus dados pessoais (exemplo: Password de acesso).

Partilhei os dados da minha conta. E agora?

No caso de ter preenchido algum formulário, associado a uma dessas mensagens, com o seu endereço e\ou password, sugerimos que a altere para uma diferente e por uma questão de segurança. Para alterar a password da sua caixa de correio basta aceder a SAPO ID, efetuar a autenticação na página através da opção “Entrar no SAPO ID”, depois de entrar escolha o separador "Gerir Logins" e carregue em "Alterar Password".

A história do SAPO

O SAPO - Servidor de Apontadores Portugueses - nasceu no dia 4 de Setembro de 1995 na universidade de Aveiro, para responder à necessidade de informação dos utilizadores da internet em Portugal.

 

O Serviço de Apontadores Portugueses, em 1996

Lançado por seis membros da equipa do centro de informática da universidade, foi nas primeiras semanas apenas um conjunto de páginas web elaboradas manualmente, para em  apenas algumas semanas depois, passar a utilizar software próprio, devido ao crescimento abrupto da quantidade de informação na internet. O nome surgiu a partir da sigla do serviço S.A.P. (Servidor de Apontadores Portugueses).

 

As principais datas e eventos que marcaram o percurso do SAPO

  • 1997: O SAPO deixa a universidade de Aveiro. Passa a ser propriedade da empresa Navegante para fins de exploração comercial.
  • Setembro de 1998: Adquirida pela empresa Saber & Lazer - Informática e Comunicação. "Salta" para o mercado das novas tecnologias, destacando-se de projetos contemporâneos semelhantes.
  • 1999: Parceria com a Telepac, como Internet Service Provider do SAPO.
  • Abril de 1999: Apresentação do SAPO no Internet World'99 como o primeiro portal em língua Portuguesa.
  • Setembro de 1999: Aquisição de 74,9% do capital da Saber e Lazer, por parte da PT Multimédia – Serviços de Telecomunicações e Multimédia, SGPS, S.A..
  • Março de 2000: Participação transferida para a PTM.com. O SAPO passa a ser o portal do Grupo Portugal Telecom. Ano de reforço da sua liderança no mercado português.
  • Julho de 2001: Integração dos sites da Lusomundo.net, que veiculam informação a outros níveis (Diário de Notícias; Jornal de Notícias e  TSF).
  • Outubro de 2002: A Portugal Telecom, SGPS, S.A., anuncia a aquisição das atividades de internet pela compra de 100% do capital da PT Multimédia.com (empresa que integrava o portal SAPO e o ISP).
  • Dezembro de 2004: Incorporação da Saber & Lazer na então PT.Com - Comunicações Interactivas, SA.
  • 2005: Lançamento dos serviços SAPO Messenger. O primeiro serviço de instant messaging em Português e SAPO Fotos.
  • 2006: Lançamento do serviço SAPO Videos e das novas plataformas do SAPO Blogs e SAPO Mail.
  • 2007: Lançamento do SAPO Local. Destacam-se neste ano também o SAPO Notícias; o SAPO Spot e o SAPO Sabores.
  • 2008: Destaque para a aposta na área internacional, com os lançamentos do SAPO Cabo Verde; do SAPO Angola; do SAPO Família e também a reformulação do SAPO Cinema.
  • 2009: As grandes novidades centram-se na multiplataforma (SAPO no Meo e novo SAPO Mobile), o lançamento do SAPO Kids; SAPO Moçambique; SAPO Mulher; SAPO Mapas e SAPO Desporto.

 

A PT Comunicações assegura à chamada "Rede SAPO" (constituída pelo portal horizontalsapo.pt e pelos canais e portais integrantes) um conjunto de funções que obviamente se reflectem quer na organização da empresa, quer nas demonstrações financeiras da mesma. De destacar as seguintes funções:

- Desenvolvimento do portal;

- Equipa comercial e gestão de publicidade;

- Marketing e gestão da imagem e marca do SAPO;

- Desenvolvimento tecnológico e I&D;

- Gestão da grelha e estatísticas.