Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ajuda SAPO

Suporte a Clientes Portal SAPO

Ajuda SAPO

Suporte a Clientes Portal SAPO

SAPO Mail KIDS

O que é uma conta SAPO Mail Kids?

A conta de email Kids tem como base a conta SAPO Mail Standard, mas à qual estará associada a uma conta de email de um pai ou encarregado de educação, permitindo a criação de regras de envio e receção de emails e possibilitando assim uma conta mais segura para a criança.

A criação de uma conta de email Kids deverá ser efetuada pelos pais ou encarregado de educação, ficando a conta de email do responsável associada à conta da criança. Será então com estes dados de supervisão que serão criadas as regras de envio e receção de emails da conta Kids, evitando assim que a criança receba emails indesejáveis.

 

 

Registar uma conta SAPO Mail Kids

Qualquer pai ou encarregado de educação poderá registar uma conta de email Kids, para tal vá a https://mail.sapo.pt/registo/ e preencha o formulário. Se a idade for inferior a 13 anos, a conta passa automaticamente a ser uma conta de email Kids.

Nesta conta será obrigatório o preenchimento de um endereço de email dos pais ou encarregado de educação e de uma password (ATENÇÃO: Estes dados deverão ser de uma conta SAPO já existente. No caso de não ter ainda uma conta SAPO deverá fazê-lo em https://id.sapo.pt) Prossiga depois para o Passo 2 e o endereço de email da conta Kids ficará registado. Terminado o registo clique no botão “Aceder ao email Kids e criar regras” e crie as regras de envio e receção de emails, para que a criança não receba emails indesejáveis.

Nota: Caso não confirme os dados de recuperação na conta de supervisão associada à conta Kids, autentique-se com o email da conta Kids que criou e, de seguida, clique em "Gerir Logins". Aceda ao separador "Dados de Recuperação" e coloque o email de supervisão do pai ou mãe que colocou no registo.

 

 

Onde aceder à conta Kids?

As contas de email Kids apenas podem ser acedidas via web, ou seja, não podem ser acedidas via POP/SMTP/IMAP (ex: Outlook).
Aceda então através do browser de qualquer computador, telemóvel ou tablet e faça login com o email e respetiva password em https://mail.sapo.pt.

 

 

Principais Funcionalidades

As contas de email Kids têm não só algumas funcionalidades divertidas como também funcionalidades de máxima segurança, tais como:

- O email kids fica associado a um email de supervisão do pai ou encarregado de educação;

- Através dos dados do email de supervisão, aceda ao menu “Definições” da conta da criança para alterar qualquer das opções e criar regras de envio e receção de emails (criação de uma lista de emails autorizados, sendo que a criança só pode enviar e receber emails desses endereços);

- Poderá enviar emails divertidos com os emoticons do SAPO e escolher a cor que mais lhe agrada para o seu webmail.

 

 

Como criar regras de envio e receção de emails

Para criar regras basta fazer a autenticação na conta de email Kids e seguir os seguintes passos:

1) Ir ao menu “Definições”, no canto superior direito;

2) Introduzir o endereço de email e respetiva password do contato registado para supervisão da conta de email Kids;

3) Clicar no menu “Regras” e escolher a opção mais adequada:

- Lista de emails autorizados desativada – ao selecionar esta opção irá permitir que a criança possa enviar e receber emails de qualquer endereço, comportando-se como uma conta de email SAPO Standard;

- Lista de emails autorizados ativada (até um limite de 100 emails):

a) Receber e enviar emails da lista autorizada e restantes emails entregues numa pasta – esta opção irá permitir que a criança envie e receba emails somente da lista de contactos autorizada. Os restantes emails serão entregues numa pasta específica de emails não autorizados, sendo que a criança poderá ter acesso a esta pasta. A MEO pode apagar os emails que estejam nesta pasta há mais de 30 dias, tendo o mesmo comportamento que a pasta SPAM;

b) Receber e enviar emails da lista autorizada e restantes emails apagados automaticamente – Esta opção permite que a criança envie e receba emails somente da lista de contactos autorizados, sendo que os emails de outros contactos não permitidos serão apagados automaticamente sem que os possa recuperar.

 

 

Dados de recuperação de password da conta Kids

Sempre que a criança perca ou se esqueça da password da conta Kids, poderá recuperá-la através do email de supervisão que colocou associado à conta Kids aquando o registo de conta. Porém, depois do registo da conta Kids, deverá ir ao email da conta de supervisão associado e seguir os passos recebidos no email de Recuperação de Password. Se não o fez na altura do registo, poderá sempre adicionar os dados de recuperação no SAPO id:

1) Fazer login em https://id.sapo.pt;

2) Selecionar na coluna “Adicionar dados de recuperação”;

3) Preencher um dos dados, o endereço de email alternativo ou o número de telefone;

4) Validar esses mesmos dados, se preencheu:

a)  O email alternativo - será enviado um email para esse endereço com um link de validação;

b) O telemóvel - será enviado um sms com um código de validação que deve preencher neste mesmo aviso do Webmail.

Atenção: Todos os dados associados para recuperação da password têm que ser validados. Só assim se cumprem todas as regras de segurança da sua conta e se garante a identidade da conta alternativa/telemóvel associado.

 

 

Validação dos dados de recuperação

Todos os dados de recuperação, para que possam ser utilizados para a recuperação da password, têm que ser validados. Isto significa que, se escreve um endereço de email ou um número de telefone, o SAPO tem que ter a garantia que é mesmo o seu, uma vez que são dados pessoais. Assim, para a validação, apenas precisa de seguir alguns passos rápidos.

Caso preencha o endereço de email alternativo:

1. É enviado um email para esse mesmo endereço com um link de validação;

2. Deve seguir esse link e será direcionado para a página de login do SAPO;

3. Na página de login preencha o seu endereço SAPO, associado aos dados que está a verificar;

4. Confirme o endereço alternativo através do botão de “verificar”.

A partir deste momento, sempre que quiser recuperar a password da conta de email Kids, basta aceder a http://id.sapo.pt/recuperar e colocar o endereço a recuperar que será enviada mensagem para o email de recuperação de password que indicou.

 

 

Como deixar de ser uma conta SAPO Mail Kids?

Se é uma conta Kids e quer alterar para uma conta normal, pode:

1. Fazer login na conta de email Kids;

2. Selecionar a opção “Regras”;

3. E escolher a opção “Lista de emails autorizados desativada”.

Assim, a conta de email Kids comportar-se-á como uma conta de email Standard.

NOTA: Uma conta Kids deixará de o ser assim que a criança atingir os seus 13 anos:
Quando esta mudança acontecer, é enviado para o email de supervisão associado, do pai ou encarregado de educação, e para a conta da criança um email de aviso.