Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ajuda SAPO

Suporte a Clientes Portal SAPO

Ajuda SAPO

Suporte a Clientes Portal SAPO

Messenger

Editar Informações Pessoais

Para mudar o seu estado basta clicar na imagem referente (bola de cor que corresponde ao seu estado) e alterar para o que desejar.

 

 

Janela de Chat

Iniciar uma conversação

Para iniciar uma conversação apenas tem que clicar sobre o nome do contacto que pretende, abrindo assim uma nova janela de chat.

Enviar e-mails através de uma janela de chat

Quando está a conversar com o seu contacto pode enviar um email com ficheiros, através da janela de conversação, clicando no botão representado por um envelope.

 

 

Adicionar Novos Contactos

Através do SAPO Messenger:

1. Clicar no botão “+”

2. Escolher o tipo de contacto a adicionar.

3. Preencher os campos pedidos

4. Clicar no botão “Adicionar”

 

Através da lista de contactos do SAPO Mail:

Pode adicionar contactos através dos seus contactos do SAPO Mail, para isso vá à sua lista e na coluna do Messenger verifique os contactos que têm a opção “+”, este botão permite-lhe enviar rapidamente um convite para o contacto em questão.

Assim que o seu convite for aceite, no lugar do botão “+” irá aparecer a opção conversar, representado por um balão, assim pode abrir a janela de chat automaticamente e começar a falar com o contacto sempre que este estiver online.

Caso já tenha algum contacto no Messenger aparece-lhe sempre este balão.

 

Ativar a ligação a outros serviços de Messenger:

Se utiliza outro serviço de messenger como o MSN/Windows Live Messenger ou AIM/ICQ pode nesta aplicação ter acesso a todos os seus contactos e falar com eles sempre que estiverem online. Para importar todos os seus contactos, no widget aceda à roldana, “Opções” e depois clique em “Ligações”.

Na janela seguinte, introduza os dados das contas e clique em “Registar”, carregando no final em “OK”. Por exemplo, no caso do MSN Messenger o formato deverá ser exemplo@hotmail.com e respetiva password, no caso do ICQ deve ser o número que o identifica e password.

 

 

Visualizar Convites Pendentes

Quando adiciona um novo contacto o seu convite fica pendente até a pessoa aceitar. Também poderá ter convites recebidos, que ainda não aceitou.

Para ver a sua lista de convites pendentes, basta clicar no botão das “Opções” e depois “Convites Pendentes”.

Na nova janela que abre, poderá visualizar os seus “Convites Recebidos” e escolher a opção que desejar, “Aceitar” ou “Rejeitar” e também visualizar os “Convites Enviados” podendo voltar a “Reenviar” o convite ou “Cancelar”.

 

 

Gerir lista de contactos

São 3 as opções associadas à edição de contactos já existentes. Pode agrupar contactos (para criar um multi-contacto), editar ou remover.

 

Agrupar contactos

É possível criar agrupar diferentes endereços de email a um só contato, centralizando os seus diversos mails numa única entrada na lista de contactos.

Para isso, basta clicar com o botão do lado direito do seu rato no contacto que pretende adicionar detalhes e clicar em “Editar Contacto”, clique de em “Adicionar novo…” e preencha o campo “Email” e clique em “Adicionar”.

 

Editar e remover contactos já existentes

Para editar contactos clique no contacto pretendido com o botão direito do rato e em seguida clique sobre “Editar Contacto”.
Pode alterar o nome do contacto, adicionar novos contactos, editar e remover contactos já existentes, alterar o grupo no qual o contacto está inserido, separar o multi-contacto em contactos individuais ou remover o multi-contacto e ainda acrescentar notas sobre o contacto, clicando por fim em “OK”.

Para remover contactos clique no contacto com o botão direito do rato e escolha a opção “Remover Contacto”, confirmando a sua escolha na nova janela que se abre.

 

Pesquisar contactos no widget do SAPO Messenger

Selecione o botão representado por uma lupa, “Pesquisar”, que abrirá uma nova caixa onde pode escrever o nome do contacto ou o email que pretende procurar, e na área de contactos aparecerão todos os contactos que correspondam às letras colocadas. Se pretender, por exemplo, ver todos os seus contactos sapo pode colocar no campo de pesquisa apenas “@sapo.pt” e todos os contactos serão listados.

 

 

Ferramentas SAPO

As Ferramentas SAPO aparecem como um grupo de contactos na sua lista.

Ao clicar sobre a opção “Calculadora”, abre uma janela de conversação onde poderá escrever a operação que pretende realizar. Quando clica na tecla “Enter” o Widget do Sapo Messenger dará como resposta o resultado da sua operação.

No contacto “Pesquisa” pode pesquisar sobre uma informação como se estivesse na própria Pesquisa SAPO (motor de busca). Para isso, basta na janela de conversação desta ferramenta escrever aquilo que pretende (uma palavra ou frase) e o Sapo Messenger responder-lhe-á com todas as páginas aconselhadas.

 

 

Gerir widget no webmail

 

Minimizar o widget

Para visualizar melhor o widget e com mais espaço, enquanto navega no SAPO Mail, pode fazê-lo fechado as secções “Pastas” e “Aplicações” na seta anterior.

Se pretende minimizar as janelas de conversação, deverá clicar na seta no canto superior direito das janelas.

 

Fechar o widget

Para desligar a sessão no Webmessenger, deverá clicar na cruz que se situa no canto superior direito do Widget.
Da mesma maneira, pode fechar as janelas de conversação que desejar.

 

Ligar o widget automaticamente sempre que faz login no SAPO Mail

Para que o widget do SAPO Messenger ligue automaticamente sempre que faz login no SAPO Mail selecione a opção “Manter-me ligado”.

 

Remover o widget de chat do SAPO Mail

Se por alguma razão não pretender ter o widget do SAPO Messenger enquanto está no SAPO Mail pode selecionar a opção para que deixe de estar visível. Para isso, basta clicar no botão representado para as “Opções” e clicar na opção “Grupos Contactos”. Abrir-se-á uma janela de definições do SAPO Mail, onde poderá escolher se pretende ligar-se automaticamente após o login ou se nem sequer quer ter o Widget visível.

A qualquer altura, se quiser utilizar o SAPO Messenger pode voltar à área de definições e selecionar qualquer outra opção para o login do Webmessenger quando faz login no SAPO Mail.

Poderá também escolher a opção de não ter visíveis os grupos de contactos, selecionando “Sim” ou “Não” em “Pretende ter grupos de contactos visíveis”, consoante o pretendido.

 

 

Ativar o serviço Fala Comigo

Para colocar o Fala Comigo na sua página pessoal siga os passos descritos no site http://falacomigo.messenger.sapo.pt.

Para passar ao passo 1, clique em "Pedir Código".

Passo 1: Preencha o formulário e clique em "Criar janela"; Passo 2: Copie o código que lhe é dado e coloque-o na sua página pessoal. Assim que colocado o código no seu blog ou site, clique no botão "Continuar". Passo 3: Aceda ao SAPO Messenger e defina a sua disponibilidade na janela Fala Comigo. Inicie para isso uma conversa com o contacto "Fala Comigo", que se encontra no grupo das Ferramentas do SAPO. Para ligar a janela envie a seguinte mensagem para o Fala Comigo: !L!.

Para ver a janela na sua página pessoal faça CTRL+F5 na sua página.

 

Colocar o código no Blog do SAPO

Entre na página dos blogs do SAPO em http://blogs.sapo.pt/ e faça login com os seus dados pessoais. Aceda à sua área pessoal e selecione a opção "Template" e "Layout".

Escolha a o "Componentes" desejado e insira o código em qualquer componente livre. Grave as alterações.
Por último, em "Layout" escolha onde pretende colocar o componente que acabou de criar. Grave novamente as alterações para concluir.

 

Colocar o código numa página HTML

Copie o código gerado e coloque-o inteiro em qualquer local da página HTML. Repare que no HTML os elementos são sequenciais partindo pelo topo da página, pelo que assim pode decidir onde pretende colocar a janela (eixo vertical). Para definir a posição horizontal é necessário recorrer a CSS com o tamanho da margem pretendida.

 

 

Alternativas ao SAPO Messenger

 

A aplicação do SAPO Messenger foi descontinuada.

 

O SAPO continua a disponibilizar as versões web do serviço, disponíveis através do Webmessenger em https://messenger.sapo.pt/WebMessenger e integrada no SAPO Mail em http://mail.sapo.pt. Se pretende ter instalada uma aplicação no seu computador poderá usar outras soluções alternativas à aplicação do SAPO Messenger e que suportam a conta SAPO.

 

1) Alternativas para Microsoft Windows:


Pidgin - gratuito

1. Em http://www.pidgin.im/, clique no botão “Download Now” e faça o download da aplicação;

2. Grave o ficheiro, clicando no botão “Save File”.

3. Abra o ficheiro em causa e clique no botão “Ok” e “Run”; Na janela seguinte, escolha a língua que pretende e clique em “Ok” e nos próximos botões “Seguinte” e “Instalar”. Aguarde enquanto a instalação é feita, clique em “Seguinte” e, por último “Terminar”.

4. Abra a aplicação já instalada no seu computador e clique em “Add” para adicionar e/ou exportar contactos da sua conta e assim poder comunicar com os contactos que tem na sua conta;Para se ligar com a conta SAPO, deverá escolher em “Protocol” a opção”XMPP” e preencher os campos “Nome de utilizador” (o seu endereço de email SAPO sem o @sapo.pt), colocar no domain “sapo.pt” e a sua senha e depois clicar outra vez em “Add”. Automaticamente, os contactos da conta sapo serão importados para a aplicação Pidgin e poderá iniciar as suas conversações.

 

2) Alternativas para MAC:

Adium - gratuito

1. Em http://adium.im clique em “Download Adium”, espere até que apareça na barra de downloads, selecione-o e aguarde até abrir

2. Será guardado um ícone no desktop onde deve fazer duplo clique

3. Selecione a opção “adium” na janela que é aberta e selecione “Open”

4. Na janela de welcome clique em “Continue” e selecione o serviço a integrar, que será “XMPP”

5. Adicione o seu user (email SAPO, @sapo.pt) e password do SAPO e “Done”

6. Serão logo carregados os seus contactos e estará pronto a utilizar