Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ajuda SAPO

Suporte a Clientes Portal SAPO

Ajuda SAPO

Suporte a Clientes Portal SAPO

Contas suspensas

Porque foi a minha conta suspensa?

As contas podem ser suspensas principalmente por duas razões: Envio de SPAM e por estarem comprometidas.

 

Envio de SPAM

Sempre que os servidores do SAPO detectam um número elevado de mensagens enviadas, num curto espaço de tempo, a partir de uma conta, a "reputação" dessa conta é afetada negativamente. Quando uma conta ultrapassa determinado nível de reputação negativa, a conta é suspensa.

 

Por estar comprometida

Sempre que detectamos acessos de países diferentes, num curto espaço de tempo, assumimos que a conta pode estar a ser usada indevidamente por terceiros. Para proteger o utilizador e os seus dados pessoais, bloqueamos a conta de imediato, de modo a impedir o seu uso indevido. Nestes casos, basta que o utilizador altere a password e aceda ao webmail do SAPO para reactivar a conta.

 

O que posso fazer para reativar a conta?

Em qualquer dos casos, as suspensões de conta são temporárias (2 a 3 dias), sendo que o tempo de suspensão pode aumentar com a recorrência do problema.

Nos casos em que a suspensão é motivada por suspeita de acessos indevidos, basta alterar a password (no SAPO ID) para reactivar a conta.

Se a espera não for suficiente para que a conta seja automaticamente reactivada, entre em contacto com o nosso suporte através do 16200 - muito provavelmente, o problema não ficará logo resolvido, mas o operador iniciará um processo interno de análise à sua conta.

 

Como evitar a suspensão de conta

Para evitar que a situação se repita:

- Altere a sua password para uma diferente da actual e diferente da que usa em outros serviços; desta forma quem descobrir uma não fica com acesso a todos os seus serviços web e à sua conta de mail.

- Não envie SPAM. Embora vulgarmente as pessoas identifiquem como SPAM mails publicitários ou fraudulentos na verdade qualquer mail não solicitado pelo destinatário é um email de SPAM. Não envie mensagens a quem não as espera receber. Se o seu negócio ou profissão depende do envio de mensagens publicitárias então deve adquirir uma solução de mail privada ou alternativa ao SAPO, porque o nosso serviço de mail não serve para esse fim.

- Corra um antivirus nos vários dispositivos que usa para aceder ao seu mail e que estão na mesma rede que os seus. Muitas vezes não são as próprias pessoas que estão a enviar SPAM mas hackers com acesso, através de vírus, aos seus dispositivos e passwords.