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Ajuda SAPO

Suporte a Clientes Portal SAPO

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Recomendações para lidar com o SPAM

Plataforma Anti Spam

A plataforma anti-spam do SAPO Mail protege as contas dos utilizadores de emails indesejados.

Os filtros configurados impedem a passagem de SPAM para a caixa de entrada de cada conta de email. Estes filtros funcionam através de níveis de sensibilidade que fazem variar o tratamento dado aos emails, definindo o modo de entrega da mensagem - se na caixa de entrada, na pasta SPAM ou bloqueio imediato.

Tendo em conta a proliferação de novos métodos de envio de spam e novos spammers, é importante o refinamento dos filtros, muito para o qual contribui a ação dos nossos utilizadores, através do reporte de spam pelas opções específicas para esse efeito no SAPO Mail.

 

Reportar mensagens como SPAM

Agradecemos a colaboração e alertamos para a importância de reportar sempre a receção de emails não solicitados ou SPAM, através do botão reservado para o efeito no menu de topo.

As mensagens reportadas como tal irão diretamente para a pasta SPAM, onde permanecem armazenadas durante 30 dias, para posterior eliminação findo este período.

 

Eliminar mensagens marcadas como SPAM

As mensagens marcadas como SPAM são eliminadas automaticamente ao fim de 30 dias. No entanto, se quiser apagar as mensagens antes de finalizar este período, basta aceder à pasta de SPAM, selecionar as mensagens e clicar no botão “Apagar” ou no ícone “Lixo”.

 

Quando uma mensagem é marcada indevidamente como SPAM

Se reportou uma mensagem como SPAM por engano, pode anular essa operação entrando na pasta SPAM e realizando uma das seguintes ações:

- Selecionar a mensagem e arrastá-la para a Caixa de Entrada;
- Clicar no botão “Não SPAM”, que faz com que a mensagem retorne automaticamente para a caixa de entrada.
 

Se usar a segunda opção, o endereço do remetente da mensagem é adicionado à whitelist, o que significa que todos os emails que receber desse endereço serão considerados como seguros e entregues diretamente na caixa de entrada, sem passar pelos filtros anti-spam.

 

O que é a whitelist?

A whitelist é uma lista de endereços que o utilizador considerou como seguros. Sempre que uma mensagem é reportada como não sendo SPAM, o endereço do remetente dessa mensagem é incluído automaticamente na whitelist.

Pode consultar e remover endereços da sua whitelist acedendo às Definições de Mail e clicando em “Anti-Spam”. Clique no botão “Guardar” no fundo da página para gravar as alterações.

 

Configurar o nível do filtro anti-SPAM

Para configurar os filtros Anti-SPAM aceda às Definições de Mail e clique em “Anti-Spam”. Escolha o nível pretendido para o filtro na caixa de seleção.

Clique no botão “Guardar” no fundo da página para gravar as alterações.

 

Sobre o Phishing

O SPAM tem diversas caras e surge de várias maneiras, sendo o formato mais lesante e perigoso para o utilizador o chamado 'spoofing' ou 'phishing'. Esta prática fraudulenta consiste no envio de mensagens que parecem ser provenientes de uma fonte legítima, ou de uma página web em tudo semelhante à da entidade oficial que tentam replicar.

Com este tipo de mensagem, pretende-se recolher o seu username e password ou outras informações pessoais de relevo, como o número da conta bancária, do cartão de crédito, passwords e a data de aniversário ou o nome dos seus pais, tendo em vista a usurpação da conta SAPO Mail ou qualquer outro serviço subscrito na web, ou mesmo do seu crédito bancário e identidade.

Alertamos para o cuidado a ter no tratamento de mensagens que solicitam informações pessoais, ou que incluem no corpo do texto hiperligações que o direcionam para páginas onde se pede a confirmação de qualquer dado do utilizador. Se receber uma mensagem neste formato, mesmo no caso em que aparente ser proveniente do SAPO ou do SAPO Mail, não forneça, em circunstância alguma, as informações solicitadas.

 

Como se proteger deste tipo de fraude informática (Phishing)

Certifique-se de que o domínio do URL da página fornecida está correto, ou seja, que corresponde ao endereço oficial da entidade mencionada na mensagem. Clique em qualquer imagem e link para se certificar de que é direcionado para as páginas corretas dentro desse mesmo site.

Sempre que considerar inserir qualquer informação pessoal, incluindo a sua password, procure o ícone que corresponde aos sites seguros, o habitual cadeado fechado na barra de status, que encontra na parte inferior da janela do seu browser.

Verifique atentamente os cabeçalhos das mensagens. O campo “De:” é facilmente manipulado para exibir um nome de remetente falso, pelo que não serve de referência para averiguar se a mensagem provém de fonte segura.

Se mesmo depois de ter tomado estas medidas não for possível verificar com certeza a origem das mensagens, entre em contacto com a organização que aparentemente enviou a mensagem. Não utilize o mail de resposta na mensagem, dado que pode ser falsificado. Em vez disso, visite o site oficial da empresa em questão e procure um endereço de contacto diferente.

Se fornecer informações sobre a sua conta ou informações pessoais, em resultado de ter recebido uma mensagem deste tipo, tome precauções rapidamente. Caso tenha fornecido os números do seu cartão de crédito ou da sua conta bancária, entre em contacto com o seu banco. Caso suspeite ter sido vítima de roubo de identidade, entre em contacto com as autoridades competentes.

 

O SAPO Mail não envia mensagens para confirmação de passwords ou informações pessoais. Se acha que a sua conta do SAPO Mail pode estar comprometida, entre em contacto connosco através do SAPO Suporte. Inclua o cabeçalho da mensagem suspeita e todo o texto da mensagem para análise por parte da nossa equipa.